Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / 6º Encontro da campanha "Não Vai ter Psiu!" reunirá especialistas em tráfico de mulheres

6º Encontro da campanha "Não Vai ter Psiu!" reunirá especialistas em tráfico de mulheres

por marcos — publicado 02/10/2017 20h09, última modificação 02/10/2017 20h09

      O 6º Encontro em Defesa e Valorização da Mulher do projeto Semeando a Paz e campanha "Não Vai Ter Psiu!”, que será realizado no auditório da Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na próxima quinta-feira, 5, às 18h30, vai tratar de um tema preocupante: o tráfico de mulheres. Esta edição, alusiva ao Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, que foi em 23 de setembro, reunirá especialistas com vasta experiência prática e acadêmica no combate a esse crime. 

       "As mulheres são as maiores vítimas do tráfico de seres humanos para exploração sexual, crime que é subnotificado no País, escondendo uma realidade ainda pior do que sabemos. As vítimas temem denunciar por desconhecimento, vergonha e medo, o que dificulta o combate e a identificação dos criminosos. É preciso enfrentar esse problema, ajudar as instituições envolvidas e que precisam ser articuladas numa rede de ações, debater soluções e acolher quem sofre. No planeta, o tráfico de seres humanos só perde para o de drogas e armas no que se refere aos lucros dos bandidos", afirmou o vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), idealizador da campanha "Não Vai ter Psiu!". 

 

Evento altamente qualificado 

       O Encontro vai exibir vídeos e promover debates entre os participantes com o tema "Desafios e Possibilidades no Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres". Profissionais de renome vão conduzir as discussões sob a mediação da doutora em sociologia Aline Tereza Borghi, professora e membro do Programa dos Direitos Humanos (PDH) da PUC, através do qual foi selada a parceria entre a campanha "Não Vai Ter Psiu!" e a universidade. Aline também é professora na Universidade Federal de Goiás (UFG). 

            As palestras e discussões contarão, ainda, com o coordenador da Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de Goiás (CEETP - GO), Valdir Monteiro, com o mestre em Direitos Humanos e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, Fabrício Rosa, e com o secretário executivo da ONG Projeto Resgate e membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado de Goiás, Marco Aurélio Sousa. 

         Reconhecida por sua destacada atuação e notório conhecimento de causa, também estará nos debates a mestre em Psicologia Social e membro do Observatório Latino-Americano Sobre Tráfico de Pessoas, Maria Luiza Moura Oliveira, a primeira mulher eleita pela sociedade civil para presidir o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Outra autoridade na área que participará do Encontro é a professora-doutora em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), Telma do Nascimento, reconhecida pela UNICAMP como doutora em Ciências Sociais. 

 

      Parceria 

 

      A “Não Vai Ter Psiu!” é uma campanha suprapartidária, mensal, aberta para a comunidade, voltada para a Região Metropolitana e instituída em 1º de março deste ano. Desde então, cinco encontros já foram realizados, quatro na Capital e um em Aparecida de Goiânia. A partir do segundo evento foi firmada parceria permanente com o projeto Semeando a Paz, idealizado pelas professoras universitárias Ilma Araújo e Neusa Valadares.

Serviço: 

Evento: 6º Encontro em Defesa e Valorização da Mulher do projeto Semeando a Paz e campanha "Não Vai Ter Psiu!”

 

Realização: Câmara Municipal de Goiânia

Apoio: PUC-GO / Programa dos Direitos Humanos (PDH), Programa Interdisciplinar da Mulher, Estudos e Pesquisa (PIMEP) e Centro Acadêmico de Relações Internacionais 

Data: 05/10/2017

Horário: 18h30 

Local: Auditório da área 2 da PUC-GO

Endereço: Primeira Avenida, Setor Universitário

registrado em: