Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo fala sobre os trabalhos da Câmara de Goiânia no segundo semestre

Andrey Azeredo fala sobre os trabalhos da Câmara de Goiânia no segundo semestre

por Marcos Teixeira Wanderley publicado 01/08/2018 10h35, última modificação 01/08/2018 17h07

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB), afirmou ontem, terça-feira, 31 de julho, que o segundo semestre na Casa será de muito trabalho em prol da cidade e dos goianienses e sem prejuízo nas sessões por causa do período eleitoral. Ele ainda destacou os temas que deverão estar em pauta nos debates e votações tais como a reforma do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM) e o novo Código Tributário do Município (CTM), dentre outros.

Nesta quarta-feira, 1º de agosto, foram retomadas as sessões plenárias com o fim do recesso parlamentar. Acerca de quaisquer interferências do período eleitoral nos trabalhos legislativos, Andrey destacou que “no primeiro semestre tivemos 64 sessões com quórum suficiente e votações diárias e importantes, o que representa a seriedade e o comprometimento dos vereadores com seus deveres constitucionais e com a população.”

Ele ainda acrescentou que aqueles que são candidatos a deputados ou ao Senado têm na Região Metropolitana um grande foco de atuação, “então o trabalho deles é feito próximo de onde residem. Por tudo isso, não acredito que teremos problemas, não faremos um calendário específico e não reduziremos o número de sessões no período eleitoral.”

Previdência Municipal

A respeito do projeto de lei que prevê a reforma do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM), o presidente acredita que ele estará na pauta de debates e votações no segundo semestre. “É um assunto muito importante e que interfere na vida dos servidores, mas, principalmente, no desenvolvimento de todo o Município”, enfatizou.

Novo Código Tributário

Andrey também espera que seja enviado à Câmara o novo Código Tributário do Município (CTM), “projeto que já foi discutido pelo Secretário de Finanças com os vereadores e com várias entidades. Caso seja o desejo dele e do prefeito em aprovar o CTM para que este tenha validade a partir do ano que vem, ele precisa ser aprovado até 30 de setembro”, explicou.

O presidente ressaltou que “a vontade da Câmara é de que nós tenhamos um Código atualizado, já que o que está em vigência foi instituído em 1975. E que seja de fácil compreensão, com segurança jurídica, que faça justiça fiscal, observe a capacidade contributiva dos cidadãos e promova os avanços que os goianiense precisam.” Na opinião dele, o documento precisa contribuir para gerar desenvolvimento com criação de empregos e ampliação da infraestrutura necessária de acordo com as particularidades de cada região de Goiânia.

Em relação à análise da Câmara sobre o novo Plano Diretor de Goiânia (PDG), Andrey acredita que o projeto será enviado neste semestre para a Casa pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh): “Estão analisando as novas configurações do Plano. Estão na fase final. Assim que ele for protocolado aqui, os vereadores farão debates e estudos minuciosos acerca de todo o documento.”

Empréstimos para a Prefeitura

O presidente ainda falou sobre três projetos que já estão na Câmara, deverão ser votados nesse segundo semestre e tratam de empréstimos para a Prefeitura para obras e contrapartidas. As operações de crédito são previstas junto ao Banco do Brasil, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Há um de 110 milhões de reais e outros dois, um deles relativo ao Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais  Básico (PMAT) do BNDES. Os dois últimos, somados, correspondem a 95 milhões de reais, um prevê 35 e o outro, 60”, esclareceu.

Texto produzido pela assessora Polliana Martins