Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo solicita à SMT a manutenção e a fiscalização das ciclorrotas e ciclofaixas de Goiânia

por marcos — publicado 17/04/2018 17h59, última modificação 17/04/2018 17h59

O vereador Andrey Azeredo (MDB) apresentou, na manhã desta terça-feira, 17, durante a Sessão Plenária da Câmara, dois requerimentos relativos à mobilidade urbana e ao uso de bicicletas na Capital. Os documentos, que pedem a manutenção e a fiscalização das ciclorrotas e ciclofaixas da cidade, foram aprovados pelos vereadores, protocolados na Presidência da Casa e serão enviados ao titular da secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), Fernando Santana.

O primeiro requerimento solicita que seja intensificada a fiscalização ao longo das ciclofaixas em Goiânia e o segundo solicita a revitalização, manutenção e reforço da sinalização horizontal das legendas (horário/dia/símbolo da bicicleta), das faixas seccionadas brancas, das linhas de bordo vermelhas, bem como dos cruzamentos rodocicloviários nas ciclofaixas dos parques Vaca Brava, Areião e Alameda das Rosas e a ligação entre eles e ao longo de toda a ciclorrota da Capital. Os objetivos dos documentos são os de resguardar a segurança dos usuários bem como estimular o uso rotineiro das bicicletas e contribuir para a adaptação dos pedestres, ciclistas e motoristas à malha cicloviária.

“Em Goiânia, em 2015 e 2016, quando fui secretário da SMT, coordenei a implantação inédita das ciclofaixas nos parques Vaca Brava, Areião e Lago das Rosas e os primeiros quilômetros da Ciclorrota. As ciclofaixas marcaram o início de uma cultura da bicicleta em nossa Capital, algo que defendo com veemência, e, por isso, solicitei à SMT sua revitalização, manutenção e fiscalização. A mobilidade planejada com foco no bem-estar social traz saúde para as pessoas, melhora o trânsito, democratiza e organiza os espaços públicos”, defendeu Andrey, que também é o presidente da Câmara.

Emendas ao orçamento de 2018

Entusiasta e estudioso das questões referentes à mobilidade urbana, Andrey apresentou, em dezembro do ano passado, emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) da Prefeitura de Goiânia para o exercício fiscal de 2018 que contemplavam as áreas da Saúde, Educação e Mobilidade com foco na qualidade de vida das pessoas. Dentre elas, uma visava melhorar a mobilidade da população com a implantação de mais ciclofaixas e ciclorrotas “para contribuir com o uso de novos modais, como as bicicletas, e reduzir a quantidade de veículos automotores nas ruas” e outra determinava a implantação de ciclovia do campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) até a Praça Universitária.

Texto produzido pela assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: