Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey Azeredo solicita ao prefeito a adesão de Goiânia à Rede Simples e a fiscalização das ciclofaixas

por marcos — publicado 29/10/2018 18h54, última modificação 29/10/2018 18h54

O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), questionou o prefeito Iris Rezende (MDB) na manhã desta segunda-feira, 29 de outubro, sobre a adesão de Goiânia à Rede Simples, para gerar empregos e renda, e para que as ciclofaixas e ciclorrotas da cidade sejam fiscalizadas nos finais de semana priorizando os ciclistas.

As solicitações aconteceram durante a prestação de contas da Prefeitura do segundo quadrimestre de 2018 (maio a agosto) segundo prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, ocorrida no Plenário da Casa. A Sessão foi presidida pelo vereador Lucas Kitão (PSL), que está à frente da Comissão Mista da Câmara, e reuniu vereadores, secretários municipais, técnicos de diversas áreas da Prefeitura e a imprensa.

Ao iniciar sua fala, o vereador Andrey elogiou a atitude de Iris: “Sua vinda aqui demonstra respeito por esta Casa porque o senhor poderia destacar um secretário para responder e ficar apenas sentado observando. Mas, como o democrata que é, e o senhor tendo iniciado sua vida política aqui, já está há mais de quatro horas prestando todos os esclarecimentos.”

Momento político nacional

Ele também destacou o momento político atual do País “No momento em que saímos de uma eleição na qual muitos brasileiros estão apreensivos com a nova administração, o senhor demonstra que a boa relação entre os Poderes deve ser o norte a ser perseguido pelo futuro governo. Isso para que tenhamos instituições sólidas e sérias que possam, cada uma dentro das suas obrigações, desempenhar bem o seu papel.”

Andrey declarou estar “muito satisfeito com os dados apresentados pelo secretário de Finanças, que demonstram que a Prefeitura tem feito seu dever de casa. Muito se melhorou”, mas acrescentou: “Porém, muito ainda tem que ser melhorado.”

Mais empregos, menos burocracia

Em seguida, o vereador cobrou a adesão - o mais rápido possível - do Município à Rede Simples, um dispositivo legal em forma de sistema integrado nacional que facilita a formalização de novos empreendimentos, permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando e reduzindo a burocracia e reduzindo a informalidade.

“Goiânia é o único município que ainda não aderiu em Goiás e defendo que aceleremos essa adesão para facilitar a formalização de novos empreendimentos e, com isso, gerar emprego e renda, em especial para quem está começando a sua vida ativa, os jovens. Assim, as riquezas irão para os cofres públicos e serão devidamente devolvidas através de benefícios e prestação de serviços com qualidade para a população”, argumentou.

Ciclofaixas: qualidade de vida para as pessoas

Em seguida, Andrey disse a Iris: “Já pedi e até já recebi o “autorizo” do senhor, mas, infelizmente, ainda não foi concretizado. As ciclofaixas e ciclorrotas de Goiânia não existem mais. Não há mais fiscalização aos finais de semana e ao redor dos parques e muitos são os que não obedecem e que estacionam impedindo o ir e vir daqueles que querem fazer da bicicleta o seu meio de transporte. Por isso cobro novamente que seja feito e que agora, já nos aproximando do período de férias, que possamos ter, de fato, esse benefício à disposição da sociedade e com qualidade.”

Em 2015 e 2016, quando Andrey esteve à frente da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), ele participou da implantação das primeiras ciclofaixas e ciclorrotas de Goiânia, iniciativas que consolidaram a cultura da bicicleta na Capital. “Investimos maciçamente no ciclismo, um modal que gera qualidade de vida, não polui, e, acima de tudo, faz com que tenhamos menos carros nas ruas. Cada bicicleta na rua é um carro a menos”, enfatizou Andrey recentemente sobre essas vias.

Na Sessão de hoje, apesar do prefeito não ter respondido pontualmente a esses dois questionamentos, em encontros anteriores entre ele e Andrey, Iris comprometeu-se a encaminhar e a tratar dessas questões.

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em: