Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Andrey quer mais segurança em escolas e CMEIs de Goiânia

Andrey quer mais segurança em escolas e CMEIs de Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 21/03/2019 17h10, última modificação 21/03/2019 17h10
Andrey quer mais segurança em escolas e CMEIs de Goiânia

Foto: Marina Alice

A violência contra a mulher voltou a ser debatida nesta quarta-feira, 20 de março, na Câmara de Goiânia. A presença da diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Residencial Buena Vista, Keilly Mágila, na sessão ordinária do dia, comoveu muitos dos presentes, depois que, ao utilizar o espaço da tribuna, ela disse continuar recebendo ameaças. O vereador Andrey Azeredo elogiou a postura corajosa da educadora e se colocou à disposição dela.

A pedido da diretora Keilly Mágila, Andrey fez um requerimento protocolado em 14 de março solicitando urgência na ampliação e reforço da segurança nas escolas e CMEIs da Capital. “Pedi ao prefeito Iris Rezende que determinasse ao presidente da Agência da Guarda Civil Municipal, José Eulálio Vieira, para que tomasse providências urgentes no sentido de garantir a segurança de todos que frequentam as unidades escolares municipais”, frisou.

Para o vereador, é inadmissível que existam, na cidade, colégios municipais e CMEIs sem a presença de um guarda municipal ou qualquer outro tipo de segurança. No momento da agressão à diretora Mágila, por exemplo, não havia nenhum guarda para defendê-la ou para impedir que a faixa em questão – motivo da agressão - fosse instalada na unidade.

Suzano

A Constituição Federal assegura que é de responsabilidade do Estado a segurança de todos que estão em escolas públicas. Essa falta de amparo é tão grave que, no mesmo dia da agressão em Goiânia, ocorreu o massacre na Escola Estadual Rui Brasil, em Suzano, município de São Paulo. No local, também não havia nenhuma segurança para impedir os atiradores de cometerem os crimes. A polícia foi rápida, mas quando chegou, a tragédia já tinha resultado em mortes e vários feridos.

Além do problema da falta de segurança, houve, em Suzano, a violência dos criminosos contra a diretora da escola. Defensor ativo dos direitos da mulher, o vereador Andrey Azeredo vai executar pelo terceiro ano as ações do Projeto Não Vai Ter Psiu, criado durante a sua gestão como presidente da Câmara. O Projeto visa levar informações e alertar as mulheres goianienses sobre a violência de gênero; tem o objetivo de conscientizar mulheres, homens e jovens da necessidade de se construir uma sociedade mais igualitária em direitos e deveres.

O parlamentar é incisivo em sua fala: destaca que trabalha e trabalhará incansavelmente em defesa das mulheres, meninas e crianças vítimas de violência “até que elas deixem de ser estatísticas de índices de violência”. “Temos que mudar essa realidade”, enfatiza Andrey. O próximo evento do Projeto Não Vai Ter Psiu será no dia 26 de março, na Faculdade Uni-Alfa, no Câmpus da Perimetral Norte.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Vereador Andrey Azeredo)