Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Apresentado requerimento solicitando instalação de CEI para investigar ações da Saneago na Capital

Apresentado requerimento solicitando instalação de CEI para investigar ações da Saneago na Capital

por Patrícia Drummond publicado 23/05/2018 15h55, última modificação 23/05/2018 16h02
Apresentado requerimento solicitando instalação de CEI para investigar ações da Saneago na Capital

Foto: Alberto Maia

O vereador GCM Romário Policarpo (PTC) apresentou nesta quarta-feira (23), na Câmara de Goiânia, requerimento ao presidente da Casa, Andrey Azeredo (MDB), solicitando a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) “para apuração de atos e ações da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago)” na Capital. O documento conta com um total de 24 assinaturas – incluindo a de Policarpo – e não precisa ser submetido a Plenário para aprovação.

“O pleito se justifica em razão do grande interesse social e pelos problemas que a população goianiense vem sofrendo com a qualidade do saneamento e a falta de distribuição de água, principalmente nos períodos de estiagem; problemas estes que poderiam ser resolvidos com planejamento e investimentos”, argumenta Romário Policarpo. Ele aponta estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgados em 16 de abril, no Portal do Saneamento Básico: de acordo com diagnóstico realizado por pesquisadores da instituição de ensino, existem dificuldades no diálogo entre municípios e concessionária.

“Não ocorre vistoria regular das outorgas e a população não é bem informada quanto ao saneamento e a distribuição das redes de água e esgoto”, sustenta o parlamentar proponente da CEI da Saneago, sublinhando que “o uso incorreto e a falta de planejamento estão impactando diretamente os ecossistemas que fazem circular a água”. “A fim de resolver o impasse entre a concessionária e a população, esta Comissão visa investigar se há erros de gestão, tanto pela Saneago quanto pela Prefeitura, que criou a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito do Município de Goiânia”, acrescenta.

Trâmite

Devidamente protocolado, o requerimento apresentado pelo vereador GCM Romário Policarpo segue, agora, os trâmites normais junto à Diretoria Legislativa da Câmara. A CEI deverá contar com a participação de sete membros titulares, com prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos, podendo haver prorrogação. A Diretoria Legislativa deverá enviar Expediente aos líderes de bancada oficializando o pedido de instalação da Comissão, para que, em seguida, eles indiquem os nomes de seus representantes, obedecendo o critério da proporcionalidade.

Com os nomes definidos, o presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo, deverá baixar Portaria instituindo a Comissão Especial de Inquérito que irá investigar a Saneago. Os trabalhos da CEI só terão início, efetivamente, quando a Portaria for publicada no Diário Oficial do Município.