Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado projeto que fixa tempo máximo de espera nos pontos de ônibus

Aprovado projeto que fixa tempo máximo de espera nos pontos de ônibus

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 03/07/2018 12h25, última modificação 03/07/2018 18h18

Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (3) o projeto de lei do vereador Alysson Lima, PRB, que estabelece o tempo máximo de espera pelo usuários nos pontos de ônibus do transporte coletivo de Goiânia. O vereador disse que pretende se avistar com o prefeito Iris Rezende, MDB, para solicitar que a matéria seja sancionada e não vetada pelo Paço.

Alysson Lima foi contundente nas suas críticas ao sistema de transporte coletivo da capital. "Trata-se, na verdade, de um serviço ruim e ineficiente, com passagens caras. Faltam ônibus para atender a demanda nos terminais e pontos de ônibus, ocasionando longas filas para o embarque, veículos lotados nos horários de picos e precariedade do serviço", enumerou.

O vereador do PRB lembra que o transporte coletivo da capital 'vive uma grande bagunça, crônica, que só prejudica o cidadão, o trabalhador que precisa desse serviço para se locomover, trabalhar, ir para escola etc. Nosso projeto visa ao usuário criar uma integração entre o prestador de serviço e o cidadão".

REGRAS

Pela proposta de Alysson, as concessionárias do transporte coletivo da capital ficam obrigadas a disponibilizar ônibus suficientes aos usuários. Nesse sentido, o projeto estabelece tempo máximo e mínimo para efeito da lei, ou seja, o tempo de espera será de 20 minutos em dias normais; 30 minutos nos finas de semana e feriados e de até 40 minutos em dias de tempo com chuvas fortes e alagamentos.

O cumprimento dos horários, pelo projeto, será feita pelo Serviço de Informação Metropolitano (SIM) e pelo Sistem "Olho no ônibus", oferecido pela Rede Municipal do Transporte Coletivo.

As empresas terão 90 dias, após a publicação da Lei no Diário Oficial do Município, para o cumprimento das citadas disposições.