Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Aprovado uso de álcool em gel no comércio de alimento em espaços públicos

Aprovado uso de álcool em gel no comércio de alimento em espaços públicos

por Quezia de Alcântara publicado 21/11/2018 10h05, última modificação 21/11/2018 10h02

Foi aprovado na sessão ordinária da terça-feira,20, Projeto de Lei de autoria da vereadora Priscilla Tejota (PSD) que torna obrigatório aos comerciantes de alimentos, situados em vias públicas da capital, disponibilizarem álcool em gel 70% (setenta por cento) aos consumidores.

De acordo com Priscilla Tejota, trata-se de impedir possíveis contaminações pelo tato ou por falta de higienização no momento do consumo do alimento, além de diminuir a propagação de vírus e bactérias nocivas à saúde.

“Uma simples higienização das mãos pode evitar doenças transmissíveis através do contato, como é o caso de gripes, resfriados, doenças de pele, entre outras. E nem todos os estabelecimentos comerciais têm lavatórios ou banheiros, principalmente em feiras livres, bancas ou food trucks. Com a medida, pretendemos minimizar os riscos de contaminação”, explicou a parlamentar.

O projeto prevê que os frascos de álcool em gel estejam dispostos em locais de fácil visualização e acesso aos clientes. O texto estabelece que os comerciantes que não cumprirem a determinação, sejam multados, podendo até perder o alvará de funcionamento em caso de reincidência. Ainda de acordo com o texto, a fiscalização deverá ser feita pela órgão competente da Prefeitura Municipal. (Com dados de gabinete).