Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência pública vai discutir violência contra mulheres

Audiência pública vai discutir violência contra mulheres

por Guilherme Machado publicado 30/10/2018 16h55, última modificação 30/10/2018 16h53

No dia 7 de novembro, quarta-feira, a Câmara realizará uma audiência pública para debater o projeto “Elas se curam”, que tem por objetivo a prevenção e resgate da identidade e personalidade de mulheres vítimas de violência. O projeto, elaborado por psicólogos que prestam atendimento a mulheres nesta situação, também busca orientar famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto aos direitos delas e alertando sobre a necessidade de quebrar o silêncio e buscar apoio junto aos órgãos competentes. 

A violência contra a mulher é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde, pois os quadros de violência podem afetar a integridade física e emocional da vítima, seu senso de segurança, além de criar um círculo vicioso de “idas e vindas” aos serviços de saúde, o que causa aumento dos gastos públicos. 

“As consequências da violência doméstica são delicadas e podem permanecer durante muito tempo. Além das marcas físicas, ela costuma causar também danos emocionais, como interferências na vida sexual da vítima, baixa autoestima e dificuldade de criar laços”, explica o vereador. 

Vinicius espera receber representantes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), conselheiros tutelares, psicólogos, além de outros setores envolvidos e população em geral para promover a discussão. “Com a audiência, teremos a clareza da atual situação e também queremos construir alternativas que aprimorem os mecanismos de proteção às mulheres que já sofreram agressão e de prevenção para as demais.”