Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Bancos serão obrigados a instalar cabines individuais nos caixas

Bancos serão obrigados a instalar cabines individuais nos caixas

por silvana — última modificação 18/10/2018 12h29

Os vereadores rejeitaram na sessão de hoje, 18/10, por unanimidade (21) votos, mais um veto do prefeito Iris Rezende (MDB). A lei, aprovada em Agosto último, é de iniciativa do vereador Sargento Novandir ( Podemos) e torna obrigatória, por parte das agências bancárias e instituições financeiras públicas do município, a instalação de cabines privativas nos caixas de atendimento aos usuários.

De acordo com a matéria, as cabines não poderão ser transparentes e deverão ter altura que impeça a visualização do atendimento pelos demais clientes em espera e pelo caixa ao lado. O objetivo é impedir crimes como a “saidinha de banco”, que segundo o vereador, muitas vezes termina em morte do cliente bancário.

Novandir,  que preside a Comissão de Segurança Pública e Patrimonial da Casa, lembra “a fragilidade do sistema de segurança das agências que expõe tanto os bancários como os clientes a riscos que seriam evitados com esta medida simples”. A matéria prevê um prazo de 180 dias, contados a partir da data de publicação da Lei, para as instituições financeiras se adequarem às novas exigências.