Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara apoia VIII Semana de Justiça Pela Paz em Casa do Tribunal de Justiça

Câmara apoia VIII Semana de Justiça Pela Paz em Casa do Tribunal de Justiça

por Manuela-qi — publicado 17/08/2017 20h35, última modificação 17/08/2017 22h15

A convite do presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), a psicóloga Thayssa Maria Garcia Moiana ocupou a Tribuna Livre da Casa durante a Sessão Plenária da manhã de hoje para divulgar e convidar os vereadores a participarem da VIII Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que acontecerá de 21 a 26 de agosto na rede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) em vários municípios goianos. Na tarde de ontem, Andrey esteve no Fórum Cível da Comarca de Goiânia, no Park Lozandes, para formalizar uma parceria entre o “Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai ter Psiu!” com a instituição através da Diretoria do Foro da Capital. O presidente selou oficialmente a parceria com a diretora do Foro, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, que deu total apoio à iniciativa. Com a parceria, o 5º Encontro em defesa e Valorização da Mulher fará parte da VIII Semana da Justiça Pela Paz em Casa.

A VIII Semana é uma realização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, do TJ – GO e é uma mobilização que faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Semana tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) por meio de julgamentos concentrados de ações relativas à violência de gênero, além de despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência contra a mulher. Segundo o TJ-GO, somente em Goiás foram separados 1,8 mil processos referentes a casos que se enquadram na Lei Maria da Penha para serem analisados durante o evento. A Semana da Justiça Pela Paz em Casa é aberta para toda a comunidade e trará uma série de atividades como serviços de salão de beleza e atendimento jurídico e psicológico para a população.

Em Goiânia, a abertura da VIII Semana será no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, na Rua 72, Jardim Goiás, no dia 21, às 8 horas, com palestra ministrada pela juíza Adriana Maria Queiroz sobre seu livro Dez Passos Para Alcançar Seus Sonhos. A magistrada também já foi palestrante na 4ª edição da “Campanha Não vai ter Psiu!”. Outras atividades serão oferecidas na Asmego e no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis. No sábado, 26, será realizada a Caminhada pela Paz em Casa, a partir das 8h30, no Parque Flamboyant. O evento começará em frente ao Centro de Atendimento ao Turista do parque. A Semana também terá eventos no interior do Estado nas cidades de Anicuns, Itapuranga, Aruanã, Rio verde e Luziânia.

Já o próximo evento da “Campanha Não Vai Ter Psiu!” acontecerá no auditório do Fórum Cível da Capital no próximo 25 de agosto, sexta-feira, às 8h30. Dessa vez, o foco do evento será sobre a busca pela igualdade entre os gêneros e os padrões definidos pela sociedade, dentre outros aspectos. Andrey Azeredo agradeceu a presença da psicóloga Thayssa na Tribuna Livre, que foi elogiada pelos vereadores, aproveitou para convidar os parlamentares a participarem da VIII Semana do TJ e também do 5º Encontro em defesa e Valorização da Mulher e comemorou a parceria entre o Judiciário e o Legislativo na luta pela igualdade entre os gêneros.

A “Não Vai Ter Psiu!” é uma campanha suprapartidária, mensal, aberta para a comunidade, voltada para a Região Metropolitana, idealizada pelo vereador Andrey Azeredo e instituída em 1º de março deste ano. Desde então, quatro encontros já foram realizados, três na Capital e um em Aparecida de Goiânia. A partir do segundo evento foi firmada parceria permanente com o projeto Semeando a Paz (idealizado pelas professoras universitárias Ilma Araújo e Neusa Valadares) e a iniciativa está em franca ascensão, será levada para as universidades e para outras instituições interessadas em cooperar com as causas femininas, como o Fórum Cível.

registrado em: