Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova criação do Programa Ambiental Banco do Lixo

Câmara aprova criação do Programa Ambiental Banco do Lixo

por joana — publicado 18/09/2017 13h50, última modificação 18/09/2017 13h50

Em segunda e última votação, foi aprovado na Câmara Municipal projeto de lei apresentado pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) que institui o Programa de Incentivo à Cidadania Ambiental, com a criação do Banco do Lixo.

O objetivo da proposta é organizar e adequar o recebimento do lixo e resíduos sólidos e líquidos, além de conscientizar a população, as empresas e as indústrias da necessidade de se adotar práticas ambientais sustentáveis. O Banco do Lixo, se constitui como uma alternativa de educação à população para o descarte adequado do lixo, evitando que o mesmo vá para ruas, bueiros, becos, matagais, terrenos desocupados, lugares ermos e isolados.

Na justificativa, Kajuru afirma que “reciclar é uma atitude essencial na proteção e defesa do meio ambiente. A reciclagem se constitui na soma de várias ações de aproveitamento dos materiais descartados, recuperando-os ou transformando-os. O processo de reciclagem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir custos e também contribui para a preservação do meio ambiente”.

O projeto também prevê a possibilidade da municipalidade fornecer benefícios àqueles que fizerem o descarte consciente como forma de incentivar o programa. A definição desse benefício ficará a cargo do Executivo a fim de que possa estudar as possibilidades exequíveis.

Com a aprovação definitiva, o projeto de lei será encaminhado para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende.