Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova jornada de visitação ao patrimônio histórico e cultural de Goiânia

Câmara aprova jornada de visitação ao patrimônio histórico e cultural de Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 06/03/2018 11h19, última modificação 06/03/2018 11h19

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça-feira (6), em segunda votação, projeto de autoria do vereador Jorge Kajuru (PRTB), que institui a jornada de visitação ao patrimônio histórico e cultural de Goiânia. Segundo Kajuru, a ideia é fornecer opções de lazer e cultura para a população carente do município. A jornada, portanto, incluirá passeios gratuitos em veículos coletivos de pequeno porte a locais como o centro histórico e os parques da capital.

Infância

O vereador Jorge Kajuru apresentou também, nesta terça-feira (6), projeto para elaboração e implementação de políticas públicas para a primeira infância (primeiros seis anos completos ou 72 meses de vida da criança) no município. De acordo com o projeto, a Prefeitura de Goiânia deverá realizar audiências públicas, apresentar metas de resultados e seu respectivo plano de ação, para efetivação das diretrizes e objetivos da Lei.

Ainda segundo o projeto, as políticas, os programas, planos, projetos e serviços voltados ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância devem obedecer os princípios de atenção ao interesse superior da criança; desenvolvimento integral, abrangendo todos os aspectos da personalidade, com foco nas interações e no brincar, segundo a visão holística das crianças; respeito à individualidade e ritmo de cada criança; valorização da diversidade das infâncias presentes no município; inclusão das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; fortalecimento do vínculo e pertencimento familiar e comunitário; investimento público na promoção da justiça social; valorização e formação adequada e permanente dos profissionais que atuam diretamente com a criança; incremento da cultura do cuidador. (Foto: Wictória Jhefany)