Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova projeto que obriga presença de psicólogos nas escolas

Câmara aprova projeto que obriga presença de psicólogos nas escolas

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 26/06/2019 12h05, última modificação 26/06/2019 15h39

Em segunda e última votação, por maioria dos votos, a Câmara aprovou hoje (26) o projeto de autoria do vereador Anselmo Pereira, PSDB, que obriga a presença de um psicólogo nas escolas, envolvendo escolas públicas e privadas. O projeto será agora encaminhado ao prefeito Iris Rezende, MDB, para sanção ou veto.

O projeto estabelece, entre outras exigências, que o número de profissionais psicólogos deverá ser na escala de 1 para cada 200 alunos, em todos os turnos da atividade escolar municipal. A obrigatoriedade se dará igualmente, conforme a proposta de Anselmo, a partir do primeiro ano letivo subsequente à publicação da referida Lei.

NECESSIDADE

O vereador tucano, na defesa de seu projeto, lembra que "muitas vezes os pais não dispõem de recursos financeiros para contratar um profissional que faça o acompanhamento psicológico dos filhos. Muitos desses jovens, por sinal, possuem conduta questionável nas escolas e em casa, outros são violentos que chegam a agredir colegas e professores em sala de aula. Os exemplos, no caso, são inquestionáveis. Um problema que atinge não só o Brasil, por sinal, mas também outros países. Portanto, trata-se de uma medida preventiva".

Anselmo Pereira, para ilustrar a defesa de sua proposta, lembrou a tragédia ocorrida no Colégio Goyazes, em Goiânia, onde um aluno matou 2 colegas e feriu outros 4. "O ataque ocorreu, segundo relatos, em razão de bullying sofrido pelo agressor, um jovem de apenas 14 anos de idade. Por certo a escola não pode ser totalmente responsabilizada por tais fatos, pois cabe igualmente às famílias fazer o acompanhamento psicológico do jovem com algum problema emocional. O psicólogo nas escolas é uma maneira segura e inteligente de se evitar tragédias", concluiu.