Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova utilização de equipamentos de segurança por funcionários de cemitérios

por Heloiza Amaral publicado 04/06/2018 09h55, última modificação 04/06/2018 14h55

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de autoria da vereadora Sabrina Garcêz (PTB), que determina obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança, proteção individual e higiene por todos os funcionários de cemitérios públicos e privados que exerçam a função de sepultador.

Entre os equipamentos, destacam-se vestimentas que ofereçam proteção contra exposição solar e resíduos orgânicos; calçados de segurança, para proteção dos pés contra agentes cortantes, escoriantes, resíduos químicos e detritos; capacete de segurança, para proteção contra impactos no crânio; máscaras eficientes contra gases; luvas para proteger as mãos contra agentes químicos e físicos; óculos de proteção; capa de chuva; filtro solar; sabão líquido e álcool em gel.

De acordo com Sabrina Garcêz, os ambientes de cemitérios são semelhantes aos aterros sanitários, já que em ambos são enterrados materiais orgânicos e inorgânicos. “E, pior, os corpos enterrados podem carregar bactérias que colocam em risco a saúde humana e o meio ambiente. Afinal, após a morte, o corpo entra em decomposição e libera substâncias tóxicas”, explica. (Foto: Alberto Maia)