Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara Municipal debate violência nas escolas e promoção da paz

Câmara Municipal debate violência nas escolas e promoção da paz

por Michelle Lemes publicado 27/11/2017 17h35, última modificação 28/11/2017 09h51

A Câmara Municipal de Goiânia realizou nesta segunda-feira, 27, audiência pública para debater a violência nas escolas e a promoção da paz sob a presidência do vereador Anderson Sales – Bokão (PSDC), que contou com o apoio de outros dois parlamentares: Emilson Pereira (PODE) e Jair Diamantino (PSDC).

A mesa foi composta por Maria Luiza Moura Oliveira, psicóloga e professora, representante do Conselho Regional de Psicologia; Renan Santos Martins, da Ordem dos Advogados do Brasil seção Goiás (OAB-GO); do capitão Johnathan Tarley Alga dos Reis Rodrigues, bacharel em Direito e gerente dos Conselhos Comunitários de Segurança da Secretaria de Segurança Pública do estado de Goiás (SSP-GO); e professor universitário Edson Lucas Viana, que também é membro do Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (CECOM).

Vereador Anderson Sales – Bokão iniciou a audiência ressaltando a necessidade de “fortalecer o caminho para que possamos alcançar um caminho positivo com a mediação de conflitos em todas as áreas e com todas as instituições em conjunto”. O vereador, que é ex conselheiro tutelar, defende a bandeira da participação efetiva da família. Para o presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Casa, vereador Emilson Pereira, não existe saída individual. “É necessário debater sobre esse tema, mas tem que ter envolvimento de todos, principalmente as famílias. Espero que tenhamos encaminhamentos para resgatar a paz e os valores morais e éticos”, assegurou.

A professora e psicóloga Maria Luiza Oliveira, disse que a violência é produzida por nós e entre nós. Ela, que também faz parte do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, afirmou ser importante à sociedade retomar qual é sua relação com a infância e com a adolescência. Para ela, a escola é um eco da violência que a criança vive em outros lugares. “Somos teleguiados para a produção de violência, a mídia impacta o desenvolvimento das crianças e adolescentes. É preciso defender”, esclareceu.

O professor Edson Lucas Viana tem defendido no país os direitos das crianças e adolescentes. Ele esclareceu a necessidade de se lutar pela cultura da paz e do diálogo e desenvolver a cultura da infância com a capacidade de erradicar a criminalidade. “Não faltam diretrizes e linhas de políticas para serem colocadas em prática. Sem parcerias não iremos chegar a lugar nenhum. Se a nossa infância está na rua o mínimo que pode acontecer é ser abusada, seqüestrada e maltratada. Enquanto não for prioridade não faremos nada”, reforçou.

Para o advogado e membro da OAB, Renan Santos Martins, não há paz sem justiça. Ele disse que a OAB está como colaboradora para que a promoção da paz realmente possa acontecer e sustentou a necessidade de mediação de conflitos e de pacificação social.

Capitão Tarley, que coordena os conselhos comunitários de segurança, ressaltou a necessidade da prevenção à criminalidade por meio da segurança cidadã, com a criação de espaços urbanos saudáveis para que não tenham desordens. Ele assegurou que é necessária a participação da comunidade e ações em regiões de grande vulnerabilidade social. Para ele, é essencial que o município compartilhe ações com o estado e a União.

Após a primeira audiência com a participação da comunidade, vereador Anderson Sales – Bokão decidiu que a próxima discussão será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em data a ser marcada, para buscarem ações mais efetivas de combate à violência.