Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara Municipal homenageia os 30 anos do Núcleo Goiano de Criadores do Cavalo Mangalarga

Câmara Municipal homenageia os 30 anos do Núcleo Goiano de Criadores do Cavalo Mangalarga

por Marcos Teixeira Wanderley publicado 15/10/2018 15h42, última modificação 15/10/2018 15h42

A Câmara Municipal de Goiânia vai realizar, por iniciativa do vereador Andrey Azeredo (MDB), presidente da Casa, na próxima quarta-feira, 17 de outubro, às 19h30, no Plenário Trajano Guimarães, uma Sessão Especial para homenagear um segmento tradicional da equinocultura goiana. A solenidade destacará os “30 anos do Núcleo de Goiás da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga.”

“A criação de Mangalarga é uma paixão antiga no Brasil e em Goiás ela ganhou força nas últimas três décadas graças, principalmente, ao trabalho e à dedicação de criadores que, unidos, fizeram surgir o núcleo da raça. A entidade trabalha para aprimorar e promover essa atividade que gera empregos e dividendos para o País, que tem o terceiro maior rebanho de equinos do mundo segundo um estudo deste ano”, afirmou Andrey Azeredo.

Mercado que gera empregos e renda

O levantamento citado pelo presidente foi o Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/SP). O documento também apontou que a equinocultura brasileira é responsável por movimentar um montante de R$ 16,5 bilhões ao ano e gera cerca de 3,2 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, número que é seis vezes maior do que emprega a indústria automobilística, por exemplo.

Mangalarga: belo, rústico e dócil

A Sessão na Câmara vai destacar o trabalho de “mangalarguistas” de todo o Estado, dentre criadores e profissionais ligados ao Núcleo. A instituição destaca-se também por organizar cavalgadas, atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e é considerada um dos pontos fortes da raça, conhecida por sua docilidade, rusticidade e bom desempenho em distâncias médias e longas.

Fundado em 23 de outubro de 1988, o Núcleo Goiano do Mangalarga é presidido atualmente por Leonardo Bruno Santana Manatta e sua sede está localizada no pavilhão Augusto Gontijo, sala 04, no Parque Agropecuário de Goiânia no Setor Nova Vila.

Serviço:

Assunto: Sessão Especial para homenagear os 30 anos do Núcleo de Goiás da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga

Data: quarta-feira, 17 de outubro
Horário: 19h30
Local: Plenário da Câmara
Endereço: Avenida Goiás, 2001, setor Central

 

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

 

registrado em: