Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara realiza Sessão Especial no Colégio Santa Clara pelos 208 anos de Campinas

por Marcos Teixeira Wanderley publicado 06/07/2018 14h55, última modificação 06/07/2018 15h00

O presidente da Câmara Municipal, Andrey Azeredo (MDB), e o prefeito Iris Rezende (MDB) assinaram, na manhã desta sexta-feira, em homenagem aos 208 anos de Campinas, celebrados em 8 de julho, a transferência simbólica dos Poderes Legislativo e Executivo para o bairro. O ato foi realizado no auditório do Colégio Santa Clara, onde, logo após a assinatura, houve uma Sessão Especial da Câmara proposta pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB) pelo aniversário do setor.

Na solenidade da Câmara, foram concedidas Comendas do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Ney a oito pessoas ligadas à história local. Além disso, também foram concedidos Diplomas de Honra ao Mérito para 19 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do bairro.

O evento movimentou a Praça da Matriz de Campinas, a maior igreja da Capital, e reuniu, além de moradores e comerciantes, a primeira-dama de Goiânia e ex-deputado federal, Dona Íris de Araújo (MDB), o ex-governador Maguito Vilela (MDB), deputados estaduais, secretários e os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Clécio Alves (MDB), Tiãozinho Porto (PROS), Welligton Peixoto (MDB), Gustavo Cruvinel (PV), Oséias Varão (PSB), Zander Fábio (PATRIOTA), Paulo Magalhães (PSD), Emilson Pereira (PODE) e Felisberto Tavares (PR).

Justiça Histórica

“Essa transferência dos Poderes faz justiça à História de nosso Estado, de Goiânia e de Campinas, que já era secular quando abriu mão, num gesto de humildade e grandeza, da sua proeminência cultural, educacional e artística para ceder, à cidade que surgia, todo esse capital histórico. Campinas é o embrião de Goiânia e estamos aqui hoje para honrar o aniversário desse bairro bicentenário que tem um patrimônio cultural e arquitetônico importante e um comércio pujante”, afirmou Andrey após abrir a Sessão.

O prefeito Iris Rezende ressaltou o sentimento de gratidão da Capital por Campinas e lembrou fatos e características marcantes do bairro, como a excelência do internato e dos cursos do Santa Clara, fundado em 1922 por quatro Irmãs Franciscanas vindas da Alemanha. Ele afirmou, ao fim de sua fala, que a Prefeitura está estudando um projeto “que transformará o bairro num importante centro turístico e comercial, definindo avenidas específicas para cada segmento, fornecendo subsídios e projetando Campinas como referência para todo o País.”

Texto produzido pela assessora Polliana Martins