Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI da Saúde investiga indícios de superfaturamento na manutenção da frota da SMS

por Heloiza Amaral publicado 05/02/2018 10h50, última modificação 05/02/2018 14h00

Durante reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde, nesta segunda-feira (5), o vereador Elias Vaz (PSB) denunciou indícios de superfaturamento na manutenção da frota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem 369 veículos (carros populares, que representam 57,45% do total, e utilitários, usados como ambulâncias). A Prefeitura de Goiânia pagou à Útil Pneus, Peças e Serviços Ltda., entre 2012 e 2016, R$13.745.469,05, uma média de quase R$40 mil por veículo.

Apenas a manutenção de um Renault Master 2010 custou ao município o valor de R$89.977,72, entre março de 2015 e setembro de 2016. O mesmo veículo está parado há dois meses, com motor fundido.

Para Elias, relator da CEI, os altos valores e a repetição nos reparos indicam que os serviços não foram feitos. A empresa, segundo ele, escolhia as peças mais caras, para justificar o valor cobrado. Para confirmar a suspeita, o vereador apresentou requerimento para que a Câmara Municipal de Goiânia contrate, com urgência, um engenheiro para perícia da manutenção dos veículos. Além disso, serão convocados para depoimento o ex-supervisor de Transportes da SMS Wilson Rodrigues de Oliveira, a gerente de Transportes Maxilânia Clemente Costa, e o sócio-proprietário da Útil Pneus Carlos Roberto Valadão.

De acordo com Elias Vaz, as informações sobre o suposto superfaturamento partiram de motoristas do Samu. Ainda falta a análise da manutenção dos veículos em 2017, feita por outra empresa. Apesar dos altos gastos, o vereador afirma que a frota da SMS não está em boas condições, sendo que parte dos veículos está paralisada por falta de manutenção.

Próximas ações

Na próxima quinta-feira (8), os membros da CEI da Saúde visitarão o Cais do Finsocial, quando ouvirão os moradores da região sobre a precariedade dos serviços prestados e a possibilidade de fechamento da unidade, denunciada pela vereadora Cristina Lopes (PSDB) na última semana. Para a sexta-feira (9), o presidente da CEI, Clécio Alves (MDB) convocou para depoimentos o ex-secretário de Saúde Fernando Machado e a ex-diretora de regulação Daniela Domiciano. (Foto: Wictoria Jhefany)