Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI da Saúde vai ouvir Chefe da Advocacia Setorial

CEI da Saúde vai ouvir Chefe da Advocacia Setorial

por Heloiza Amaral publicado 07/12/2017 11h55, última modificação 07/12/2017 11h55

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura as irregularidades na Saúde em Goiânia ouvirá nesta sexta-feira (8), às 8h30, na Sala das Comissões, a Chefe da Advocacia Setorial, Ana Cristina Veloso. De acordo com o presidente da comissão, vereador Clécio Alves (PMDB), ela está na função, de forma irregular, desde a administração de Pedro Wilson (PT).

Essa semana, a CEI, por iniciativa da vereadora Cristina Lopes (PSDB), decidiu acionar a Justiça contra a secretária Fátima Mrué e a gerente de Saúde Bucal do município, Ana Paula Nomelini Marques da Silva Vianna, por omissão na administração, tendo como consequência a mutilação de pacientes. Também foi aprovado requerimento de autoria do vereador Jorge Kajuru (PRP) pedindo à prefeitura o afastamento da secretária.

Ouvida na terça-feira (5), a Superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Luciana Curado Santos, afirmou à CEI que a senhora Celina Lopes Teixeira, que apareceu na mídia nacional depois de arrancar dois dentes com alicate, devido à falta de atendimento na rede municipal de saúde, tinha o costume de arrancar os próprios dentes há cerca de dez anos.

Celina foi convidada a comparecer a uma reunião da CEI e desmentiu a informação na última quarta-feira (6). De acordo com ela, durante visita de comitiva da secretaria a sua casa no domingo (3), Carlinhos do Esporte teria oferecido cestas básicas por três meses e sugerido que ela elogiasse o trabalho da secretaria quando desse entrevistas a respeito do ocorrido. Dona Celina disse que, a princípio, teria ficado feliz com a visita, mas que depois percebeu o suborno e a ação de constrangimento praticada pela comitiva, que incluiu a secretária Fátima Mrué.

O vereador Delegado Eduardo Prado (PV) acompanhou o depoimento de Celina e afirmou que a comitiva da secretaria de Saúde cometeu os crimes de falso testemunho, constrangimento ilegal e oferta de vantagens indevidas, o que pode resultar em prisão de três a quatro anos. O vereador Elias Vaz (PSB), relator da CEI, destacou que o fato de a secretária Fátima Mrué não estar diretamente envolvida na oferta feita à Dona Celina não a exime de responsabilidade. Junto com o vereador Jorge Kajuru (PRTB), ele pediu a convocação de Carlinhos do Esporte, autor da oferta das cestas básicas, em troca de “elogios” à secretaria. Carlinhos deverá depor na próxima segunda-feira (11). (Foto: Marcelo do Vale)