Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Meio Ambiente aprova identificação de nascentes na capital

Comissão de Meio Ambiente aprova identificação de nascentes na capital

por Heloiza Amaral publicado 13/09/2018 12h14, última modificação 13/09/2018 12h14

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (13), projeto de autoria do vereador Gustavo Cruvinel (PV), que prevê a instalação de placas de identificação nas mais de 200 nascentes de Goiânia município, com advertência de penalidade em caso de degradação. A ideia, segundo o vereador, que é presidente da comissão, é conscientizar a população da importância da preservação destes locais.

De acordo com o projeto, a Prefeitura deverá instalar placas com o nome e o endereço das nascentes e também constar o número de telefones para denúncia da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA). A placa deverá conter ainda o aviso “preservar a água é preservar a vida”.

Gustavo Cruvinel destacou que áreas no entorno das nascentes e dos olhos d´água perenes, qualquer que seja a situação topográfica, no mínimo de 50 metros, é considerada “Área de Preservação Permanente”, tanto na zona rural ou urbana. “Apesar de o Brasil ser um país rico em água potável, existem áreas críticas, em que a escassez hídrica deixou de ser apenas uma ameaça e passou a ser uma realidade e, infelizmente, a situação não é diferente em nossa capital”, explica. A Comissão de Meio Ambiente aprovou também projeto de autoria do vereador Welington Peixoto (MDB), que prevê multa para quem for pego jogando lixo em logradouros públicos. (Foto: Alberto Maia)