Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Cristina Lopes propõe criação de Programa Grupo Reflexivo

Cristina Lopes propõe criação de Programa Grupo Reflexivo

por Heloiza Amaral publicado 18/12/2018 11h55, última modificação 18/12/2018 16h18

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) apresentou, nesta terça-feira, 18, projeto que institui, em Goiânia, o Programa Grupo Reflexivo, que visa conscientizar e responsabilizar autores de violência doméstica contra mulheres, além de prevenir, combater e reduzir casos de reincidência. O programa deverá ser elaborado, executado e avaliado anualmente por uma equipe técnica, composta por psicólogos, assistentes sociais e especialistas no tema, formada por indicação de representantes da Prefeitura de Goiânia, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

O curso, com duração de um ano, é destinado a homens autores de violência contra a mulher e que estejam com inquérito policial, procedimento de medida protetiva ou processo criminal em curso, mas não pode ser aplicado se estiverem com a liberdade cerceada, sejam acusados de crimes sexuais, dependentes químicos com alto comprometimento, portadores de transtornos psiquiátricos ou autores de crimes dolosos contra a vida (tentativa de assassinato).

De acordo com Cristina Lopes, o projeto já é desenvolvido em âmbito estadual e apresenta resultados positivos. Entre os homens que passaram pelo curso, apenas quatro voltaram a agredir mulheres. “Voluntariamente, há dois anos, realizo palestras em um dos módulos do Grupo Reflexivo. Acredito na mudança de comportamento, com a desconstrução da cultura do machismo, a transformação e o rompimento com a cultura de violência contra as mulheres, em todas as suas formas e intensidades de manifestação”, afirma a vereadora.

Cristina defende também o trabalho de conscientização de crianças, que tendem a reproduzir o comportamento dos pais, como vítima ou agressor, ao presenciar casos de violência. O projeto, segundo ela, não gera custos ao município e é fundamental para ampliar as ações de combate à violência contra a mulher na capital. (Foto: Alberto Maia)