Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Defensoria Pública pode propor ação para retomada de serviço bucal

Defensoria Pública pode propor ação para retomada de serviço bucal

por Guilherme Machado publicado 08/12/2017 14h45, última modificação 11/12/2017 08h35
Defensoria Pública pode propor ação para retomada de serviço bucal

Foto: Wictória Jhefany

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura a situação da Saúde em Goiânia se reuniu hoje com Thiago Ordones, da 5ª Defensoria Pública do Estado, para tratar da investigação realizada até agora. “A reunião foi importante para abrirmos um canal de colaboração, de parceria. A Defensoria pode dar sequência ao trabalho que estamos realizando. A CEI não quer só identificar problemas, mas buscar soluções”, afirma o relator da Comissão, vereador Elias Vaz (PSB).

O defensor público solicitou cópias de toda a documentação já coletada pelos vereadores e disse que vai analisar a viabilidade jurídica de uma ação coletiva para que o Município volte a oferecer atendimento odontológico à população. Thiago Ordones informou que será avaliado ainda o caso de Celina Lopes Teixeira, que ficou conhecida nacionalmente depois de arrancar o próprio dente com alicate por falta de atendimento na rede pública.

Em depoimento à CEI, a superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Curado, afirmou que a própria secretária Fátima Mrué esteve na casa de Celina. “A secretária me contou que a paciente tinha esse costume de arrancar os próprios dentes. Eu até perguntei ‘como assim?’”, afirmou Luciana.

Celina Lopes também foi ouvida pela Comissão e desmentiu a secretária. “Eu não sou demente nem sádica para arrancar meus dentes dessa forma. Fiz por desespero, porque não tinha outro recurso”. E ainda revelou que a secretária foi à casa dela com uma comitiva e um dos integrantes fez uma proposta.  “O Carlinhos do Esporte me ofereceu três meses de cesta básica. Disse que não ia faltar alimento pra minha família. E depois pediu para eu falar bem da secretária nas entrevistas”, contou Celina aos vereadores.

O defensor do Estado informou que será avaliada a possibilidade de uma ação em favor de Celina. “Vamos verificar todos os documentos para chegar a uma conclusão. Queremos investigar se houve omissão na prestação do serviço público e se foram causados danos à cidadã", disse ele.

Depoimento

A CEI convocou para a próxima segunda-feira, dia 11, o radialista Carlinhos do Esporte, citado por Celina Lopes. O depoimento está prevista para 8h30 na Sala de Reuniões das Comissões da Câmara Municipal.

Com informações da assessoria de imprensa de Elias Vaz