Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Elias propõe criação da figura do líder da oposição na Câmara

Elias propõe criação da figura do líder da oposição na Câmara

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 15/02/2018 11h56, última modificação 15/02/2018 11h56

O vereador Elias Vaz, PSB, quer criar na Câmara a figura do líder da oposição, com as mesmas prerrogativas da liderança do Governo Municipal, exercida atualmente pelo vereador Tiãozinho Porto, Pros.  Nesse sentido, ele apresentou um projeto de resolução, na sessão de hoje (15), acrescentando ao regimento interno da Casa o artigo que define e estabelece regras para a criação e funcionamento da liderança da oposição.

Segundo ele, nos próximos vintes dias, com a aprovação da matéria em plenário, o líder será escolhido por aqueles que se declaram como sendo oposicionista ao Paço municipal. Elias justifica sua propositura dizendo que "a figura do líder de oposição está se tornando comum nos parlamentos. Ela foi criada na Câmara dos Deputados, como uma iniciativa para fortalecer e organizar o debate democrático",

O vereador disse ainda que a essa liderança vai possibilitar uma maior organização, eficiência e celeridade aos trabalhos da oposição na Câmara. "Deve-se ressaltar, porém, que não seremos contra todas as propostas e iniciativas da Prefeitura. Pelo contrário, aquilo que for do interesse da comunidade vai merecer nosso apoio", acrescentando que a nova liderança vai agir com firmeza contra o reajuste do IPTU.

"Esse imposto, em alguns casos, foi aumentado em mais de 300%. Isso é escárnio puro. Vamos combater com vigor esse absurdo contra a população", garantiu.

PEDIDO DE VISTA

Em outro projeto de resolução, Elias Vaz propõe alterar o regimento interno sobre o chamado pedido de vista. Ele quer que seja destinado um prazo de dois minutos para que o vereador explique o porquê do pedido. "Atualmente, o pedido de vista tem prioridade sobre qualquer em votação. E deliberado sem maior debate pelo plenário. Existem brechas para articulações que podem transformá-lo num instrumento protelatório, acarretando demora na tramitação de projetos de relevância social", frisou.

Mas o presidente da Casa, Andrey Azeredo, MDB, lembrou ao vereador Elias Vaz que tal pedido é uma atribuição da Mesa Diretora, mas prometeu discutir o projeto apresentado.