Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Estratégias e estudos do Plano Diretor serão apresentadas na Câmara nesta quarta-feira

por Manuela-qi — publicado 28/08/2017 19h41, última modificação 28/08/2017 19h41

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Vereador Andrey Azeredo (PMDB), esteve, na tarde de hoje, na reunião técnica para apresentação do plano de comunicação da equipe revisora do Plano Diretor de Goiânia (PDG). O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), contou com a presença dos vereadores Sabrina Garcez (PMB) e Romário Policarpo (PTC) e foi direcionado para os profissionais envolvidos na revisão do PDG e vereadores. Foi uma apresentação preliminar das estratégias de divulgação que serão apresentadas oficialmente na Câmara no próximo dia 30 de agosto, à tarde, durante o primeiro dia das oficinas abertas para a comunidade sobre o Plano Diretor e o desenvolvimento da Região Metropolitana.

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, as oficinas “Apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI RMG) e “Apresentação da Revisão do Plano Diretor de Goiânia 2017 – Diagnóstico”, serão ministradas por profissionais da secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA), da Seplanh e da Universidade Federal de Goiás (UFG). As atividades acontecerão no auditório Jaime Câmara para apresentar os temas propostos a todos os vereadores da Casa e serão abertas para a comunidade.

Na reunião de hoje foram apresentados tópicos como a página que será criada e deverá estar disponível na internet na primeira quinzena de setembro, slogans, banners e outras ferramentas para divulgar o novo Plano Diretor e facilitar o acesso da população aos dados, além de permitir que as pessoas façam sugestões, critiquem e tirem dúvidas a respeito. Andrey Azeredo aproveitou para convidar os presentes a participarem das oficinas na Câmara, ressaltou que os vereadores acompanharão detalhadamente e participarão ativamente da revisão do PDG. Ele pediu, ainda, aos organizadores do plano de comunicação, que dêem especial destaque à mobilidade em suas ações: "É preciso tratar seriamente desse assunto e estimular as pessoas no uso de novos modais, como a bicicleta. A mobilidade planejada com foco no bem-estar social traz saúde para a cidade e para as pessoas, melhora o trânsito, democratiza e organiza o espaço público e tem que ser uma prioridade."

O documento final da revisão do PDG terá que ser enviado à Câmara Municipal até 31 de dezembro. A equipe técnica é composta por 30 pessoas que já realizaram mais de 100 reuniões com diversas instituições. São profissionais da Seplanh que trabalham na revisão do PDG de 2007 conforme a Lei 171/07 e o Estatuto das Cidades, que determinam a revisão, a cada dez anos, do Plano. Já a Lei que instituiu o Plano Diretor de Goiânia, sancionada em 2007, determina a atualização dele a cada dois anos.

A Presidência da Câmara convidou para as oficinas desta quarta e quinta várias instituições para participarem das atividades, que serão abertas para a comunidade. Foram convidadas associações classistas de diversas áreas, órgãos jurídicos, controladorias, junta comercial, serviços de aprendizagem comercial, conselhos, academias de letras, órgãos governamentais federais, estaduais e municipais, federações, sindicatos, comunidade acadêmica, além de deputados estaduais e lideranças comunitárias.

Confira a programação dos dois dias:

Evento: Oficinas de Apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI RMG) e de Apresentação da Revisão do Plano Diretor de Goiânia – Diagnóstico.

30 de agosto

13h – 13:30: Credenciamento

13:30 – 14:30: Abertura – Fala das autoridades

14:30 – 15:00: Apresentação do resumo Executivo do PDI RMG pela professora Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira

15:00 – 15:45: Apresentação: Condições Ambientais (PDI RMG) pela equipe da UFG

15:45 – 16:30: Apresentação: Eixo Estratégico de Sustentabilidade Socioambiental no PDG por Diógenes Aires de Melo (equipe da Prefeitura de Goiânia)

16:30 – 18:00: Debate e aplicação do questionário da oficina

31 de agosto

13:00 – 13:30: Apresentação: Desenvolvimento Urbano/Econômico – PDI RMG pela equipe da UFG

13:30 – 14:30: Apresentação: Eixo Estratégico de Ordenamento Territorial no PDG por Germana de Faria Arantes Andrade e Eixo Estratégico de Desenvolvimento Econômico no PDG por Luciano Gomes do Prado (ambos da equipe da Prefeitura de Goiânia)

14:30 – 15:00: Debate e aplicação do questionário da oficina

15:00 – 15:45: Apresentação: Mobilidade PDI RMG pela equipe da UFG

15:45 – 16:30: Apresentação: Eixo Estratégico de Mobilidade, Acessibilidade e Transporte no PDG por Sérgio Edward Wiederhecker (equipe da Prefeitura)

16:30 – 18:00: Debate e Aplicação do questionário da Oficina.

registrado em: