Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Exposição fotográfica sobre a tragédia do Césio 137 fica aberta até sexta-feira

Exposição fotográfica sobre a tragédia do Césio 137 fica aberta até sexta-feira

por marcos — publicado 27/09/2017 20h06, última modificação 27/09/2017 20h06

      A Câmara Municipal de Goiânia mantém aberta até sexta-feira, 29, a exposição fotográfica sobre o acidente radioativo do Césio 137 ocorrido em Goiânia em 13 de setembro de 1987. A mostra teve início no último dia 11 e fez parte das atividades alusivas à tragédia e que foram realizadas na Casa neste mês, como a Sessão Solene realizada no Plenário, na noite do último dia 13, e que reuniu e homenageou vítimas e profissionais ligados aos fatos. 

      Montada no saguão do prédio, a exposição foi uma iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Andrey Azeredo (PMDB), em parceria com a Casa, com a Organização Jaime Câmara por meio do jornal O Popular. A mostra tem 30 fotografias feitas na época do acidente por profissionais do jornal e já expostas há uma década para rememorar os 20 anos da tragédia. Dezenas de alunos de escolas e universidades já vieram conferir as imagens. 

     Os registros, de autoria dos profissionais da fotografia Lorisvaldo de Paula, Carlos Costa, Luiz Bala, Yosikazu Maeda, Lailson Damásio e Cristina Cabral, comoveram os visitantes e relembraram o drama dos acidentados, o desespero das pessoas, a luta dos profissionais para reduzir danos, a cronologia dos fatos e o sentimento de perplexidade daqueles dias que marcaram a história de Goiânia.  

     Idealizador da mostra e da Sessão Solene, Andrey Azeredo  destacou a visita dos alunos de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG) à exposição ocorrida na semana passada: "é impressionante como, mesmo aqueles que não vivenciaram aqueles dias, são tocados pelo que houve. O sentimento de fraternidade nos une além das fronteiras do tempo. Os estudantes, assim como as centenas de pessoas que visitaram a exposição, puderam conhecer mais e refletir sobre o que houve. São fotos fortes, que tocam os corações e despertam o interesse pelas lições que aprendemos com o acidente. É essencial que  todos, em especial as novas gerações, reconheçam  a importância histórica do que houve. A informação é a grande aliada da prevenção e a arte é, dentre outras coisas, uma ferramenta da conscientização social".


Com informações da assessoria da presidência

registrado em: