Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / GCM Romário Policarpo é o novo presidente da Câmara Municipal de Goiânia

GCM Romário Policarpo é o novo presidente da Câmara Municipal de Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 04/12/2018 12h35, última modificação 04/12/2018 16h37

Por 24 votos a onze, o vereador GCM Romário Policarpo, Pros, foi eleito hoje (3) o novo presidente da Câmara Municipal de Goiânia,.substituindo no cargo Andrey Azeredo, MDB. A nova Mesa Diretora assume no dia 1º de janeiro de 2019, para um mandato de dois anos (2019/2020). Com o resultado, o atual presidente vai promulgar o resultado no Diário Oficial do Município.

Na sessão especial para a escolha do novo presidente duas chapas disputaram o controle da Mesa Diretora. A chapa 1, encabeçada por Romário Policarpo, recebeu 24 votos, enquanto a chapa 2, mais sintonizada com o Paço Municipal, teve Paulinho Graus, PDT, como candidato a presidente, recebeu onze votos.

A chapar Romário contou ainda como 1º vice-presidente, Clécio Alves, MDB, Rogério Cruz, PRB, 2° vice-presidente, Jair Diamantino, PSDC, 1º secretário, Anselmo Pereira, PSDB, 2º secretário, Paulo Magalhães, PSD, 3º secretário, e Emilson Pereira, Podemos, 4º secretário. Já a chapa de Paulinho Graus contou com Tiãozinho Porto, Pros, como 1º vice-presidente, sargento Novandir, Podemos, 2º vice-presidente, Juarez Lopes, PRTB, 1º secretário, Kleibe Morais, PSDC, 2º secretário, Carlin Café, PPS, 3º secretário, e Oséias Varão, PSB, 4º secretário.

Ao final, o presidente comentou que "o resultado mostra uma disputa democrática. O grupo dos onze se reuniu e decidiu disputar. Desejo ao novo presidente sucesso na nova empreitada".

A escolha da nova Mesa Diretora foi feita devido à mudança feita no Regimento Interno da Casa, no mês passado. Ou seja, a eleição seria realizada no dia 27 deste mês, última sessão ordinária do ano. Mas com alteração, proposta pelo vereador Vinícius Cirqueira, Pros, a escolha foi antecipada para a primeira sessão ordinária de dezembro, ou seja, 4 de dezembro. A posse porém se dará em 1º de janeiro do próximo ano.

SESSÃO ESPECIAL

A sessão ordinária foi aberta mas foi encerrada por volta das 10h30, por falta de quórum. Reaberta às 10h35, Andrey abriu a sessão especial para a escolha da nova Mesa Diretora, com a presença dos 35 vereadores. Em seguida, foram nomeados os vereadores Elias Vaz, PSB, Anderson Salles Bokão, PSDC, e Felisberto Tavares, PR, para comporem a comissão eleitoral. O presidente concedeu 15 minutos para apresentação de chapas.

Coube a Vinícius Cirqueira, Pros, anunciar os integrantes da chapa 1, com 24 assinaturas. Paulinho Graus, PDT, por sua vez, comunicou a formação da chapa 2, com 11 integrantes. Após a formalização das chapas e o registro das mesmas na Mesa Diretora, o presidente Andrey deu inicio à votação nominal, começando pela ordem alfabética, ou seja, o primeiro votante foi o vereador Alysson Lima, PRB.

Após votação dos 35 vereadores, o presidente, às 11h29, declarou como vencedora a chapa 1, encabeçada por Romário Policarpo.

"Foi uma vitória de uma chapa independente, formada inclusive com vereadores da base e da oposição ao Prefeito. Queremos mais autonomia e independência política e administrativa. São os nossos objetivos principais", destacou Vinícius Cirqueira, eleito deputado estadual e um dos principais articuladores da chapa vencedora.