Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Gustavo Cruvinel realiza audiência pública sobre segurança na barragem do João Leite

por Heloiza Amaral publicado 15/02/2019 11h50, última modificação 15/02/2019 16h34

Foi realizada nesta sexta-feira, 15, uma audiência pública sobre a segurança da barragem do João Leite, principal reservatório de abastecimento de água da capital. A audiência foi proposta pelo vereador Gustavo Cruvinel (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O evento foi aberto à população e contou com a presença de representantes da Delegacia do Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Saneago e Ministério Público.

Segundo o engenheiro Ivaltemir Carrijo, há o monitoramento da barragem desde 2009, quando a mesma foi concluída. A barragem do     João Leite tem 50m de altura e conta com 13 bilhões de m³ de água, além de ser a principal responsável pelo abastecimento de água em Goiânia. Ivaltemir ressalta que são feitas leituras dos instrumentos da barragem duas vezes por semana e inspeções visuais diariamente. Ele também destaca que a barragem tem baixo risco de rompimento, mas alto poder de destruição e danos.

A Saneago informou, durante a audiência, que um Plano de Ação Emergencial (PAE), está em desenvolvimento com a Defesa Civil e deve ser concluído até meados de setembro. De acordo com Francisco do Carmo Vieira, representante da Defesa Civil, existem 20 áreas de risco em Goiânia e até o presente momento não há nenhum meio de alertar a população caso ocorra algum acidente. (Texto produzido pela estagiária Barbara Carvalho e foto de Marina Alice)