Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Jardim sensorial para deficientes visuais é proposto por Cristina Lopes

Jardim sensorial para deficientes visuais é proposto por Cristina Lopes

por Quezia de Alcântara publicado 16/03/2018 09h45, última modificação 16/03/2018 09h42

Jardim sensorial que vai possibilitar aos deficientes visuais momentos de contato com a natureza por meio do toque em texturas diferentes e cheiros. Esta é a proposta da vereadora Cristina Lopes (PSDB) por meio de um projeto apresentado esta semana que autoriza a Prefeitura a criar esse tipo de espaço na capital.

A matéria sugere que o jardim sensorial tenha pelo menos 200 metros quadrados e contenha 40 espécies de plantas e flores identificadas com plaquinhas em braile. Também propõe parceria com a Associação Municipal de Deficientes Visuais para que voluntários sejam guias no local a fim de orientar os visitantes. Outra ideia é que a manutenção do jardim sensorial possa ser feita por meio de patrocínio comercial.

“O papel de uma praça com jardim sensorial transcende o espaço terapêutico e se ancora na inclusão social da pessoa com deficiência”, esclarece a parlamentar. “Essa proposição torna acessível e perceptível ao deficiente visual o contexto que a rodeira e este tipo de lazer e divertimento melhora a qualidade de vida desse público”.