Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Juíza Adriana Maria será palestrante no 4º Encontro de Valorização da Mulher

Juíza Adriana Maria será palestrante no 4º Encontro de Valorização da Mulher

por Manuela-qi — publicado 08/06/2017 11h05, última modificação 08/06/2017 11h05

A juíza da comarca de Quirinópolis, Adriana Maria dos Santos Queiróz de Oliveira, será uma das três palestrantes convidadas do quarto "Encontro em Defesa e Valorização da Mulher - Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai Ter Psiu!", uma iniciativa da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia, suprapartidária e voltada para a Região Metropolitana da Capital. O evento será realizado na próxima segunda-feira, 12, às 14h, no auditório José Lenar de Melo Bandeira, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), formalizou no último dia 2 uma parceria entre o “Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai ter Psiu!” com o TJ através da chefe da coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Execução Penal do Estado de Goiás, a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis. A magistrada selou a parceria prontamente e afirmou que a iniciativa conta com o total apoio do presidente do TJ, o desembargador Gilberto Marques Filho.

A juíza Adriana Maria é titular da 1ª Vara Cível e da Infância e Juventude de Quirinópolis e é também escritora. No último dia 29 de abril ela lançou em Goiânia o livro autobiográfico “Dez passos para alcançar seus sonhos – A história real da ex-faxineira que se tornou juíza de Direito” pela Editora Novo Século. A obra retrata a vida da magistrada desde menina, de origem humilde, filha de trabalhadores rurais e que foi faxineira para pagar os estudos. Andrey Azeredo ressaltou que a “Campanha Não Vai Ter Psiu!” quer ajudar a divulgar a trajetória de Adriana Maria para que “sirva de exemplo para todas as pessoas. É uma mulher admirável, com uma história de luta constante e uma força de vontade que nos inspira. Ela é a prova viva da capacidade que as mulheres têm de enfrentar o preconceito e a desigualdade de direitos e lutar por seus objetivos. Queremos contribuir para um mundo igualitário e é uma honra contar com a colaboração de pessoas assim”. 

Adriana Maria é filha de trabalhadores rurais e retirantes do sertão da Bahia que imigraram para Tupã (SP) em busca de uma vida melhor. Ela sempre estudou em escolas públicas e era uma aluna esforçada porque acreditava que o caminho para vencer as dificuldades financeiras passava pela educação. Como não havia faculdade pública onde ela residia e não havia possibilidade de morar fora, ela fez o vestibular para uma faculdade de Direito particular e foi aprovada em 1998 em 3º lugar na Faculdade de Direito Alfa Paulista, de Tupã. Para pagar as mensalidades, trabalhou como faxineira num hospital e conseguiu uma bolsa de estudos parcial de 50% graças ao seu esforço, reconhecido pelos diretores da instituição. 

Uma vez formada, quis ser juíza. Segundo ela, “ser pobre, de origem humilde ou ser negra não me impediram de perseguir meus sonhos e que não é requisito para alcançar o cargo de magistrada ser abastada financeiramenteter esta ou outra cor ou mesmo estudar em escolas particulares”. Então Adriana mudou-se do interior de São Paulo para a Capital e obteve uma bolsa de estudos para o Curso Preparatório para Concursos Damásio de Jesus. Trabalhava arduamente durante o dia e estudava à noite. Após sete anos de estudos foi aprovada no concurso da magistratura do Estado de Goiás e em 8 de janeiro de 2011 tomou posse como juíza de Direito.

Serviço:  

“4º Encontro em Defesa e Valorização da Mulher - Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai Ter Psiu!”

Datasegunda-feira, 12 de junho

Horário: 14h 

Local: Auditório José Lenar de Melo Bandeira do Tribunal de Justiça de Goiás  

Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, 195, Setor Oeste, Goiânia


Contatos: 

Assessoria de Comunicação do vereador Andrey Azeredo:

Maysa Manoela - 62 - 98214-6192

Polliana Martins - 62 -99600-3828

Sâmyla Bueno – 62 – 98120-7734