Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Material publicitário na Câmara ensina coletar produtos para reciclagem

Material publicitário na Câmara ensina coletar produtos para reciclagem

por Quezia de Alcântara publicado 13/07/2018 09h50, última modificação 13/07/2018 10h05

A Câmara Municipal de Goiânia, por meio de sua Comissão de Meio Ambiente, lançaram no início deste mês a Campanha de Coleta Seletiva de Lixo nas dependências da Casa.

O objetivo é realizar permanentemente ações cujo foco seja a responsabilidade sócio-ambiental do poder legislativo.

Entre as medidas de conscientização adotadas está distribuição de folders e fixação de cartazes educativos nos corredores e gabinetes do prédio, ensinando servidores, parlamentares e visitantes como coletar adequadamente materiais que poderão ser reciclados.

O cartaz informa os quatro tipos de materiais que podem ser reciclados e o caso em que deverão ir para o lixo orgânico ou aquele que não poderá ser aproveitado ou reutilizado, indo assim para o aterro sanitário. Um dos exemplos é o papel que é reciclável, mas não em caso dos utilizados na cozinha ou banheiros.

CAMPANHA

A iniciativa da campanha da Comissão de Meio Ambiente começou em fevereiro de 2017 com estudo para determinar as medidas necessárias para implantar o sistema. O projeto foi acatado pela Mesa Diretora da Casa que determinou a realização da campanha, a licitação e a aquisição dos novos coletores, dos equipamentos e do material para a conscientização dos servidores e visitantes.

Segundo os idealizadores da campanha esse tipo de ação contribui para diminuir o volume de material no aterro sanitário da cidade. E além do fator ambiental, há o fator econômico, já que representantes da Cooperativa Beija Flor, desde fevereiro, recolhem cerca de 500 kg de resíduos por mês na sede da Casa, o que gera renda para esses trabalhadores. A Câmara espera que esse volume aumente com a coleta seletiva e que  outras cooperativas possam participar.