Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mercado Popular da 74 ganha nova denominação: Centro Cultural

Mercado Popular da 74 ganha nova denominação: Centro Cultural

por Patrícia Drummond publicado 03/10/2018 17h10, última modificação 04/10/2018 17h02

O Plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (3), em segunda votação, projeto de lei do vereador Anselmo Pereira (PSDB) que denomina de Centro Cultural do Mercado Popular da 74 o Mercado Popular localizado à Rua 74, número 329, no Setor Central de Goiânia. “A denominação do Mercado Popular da 74 como Centro Cultural é o primeiro passo para a preservação de nossa cultura no local”, destaca Anselmo, lembrando o processo de revitalização - iniciado em janeiro de 2007 – por qual passou o lugar, com apresentações culturais todas as sextas-feiras, dentre outras atividades.

À época, recorda o vereador, foi criada uma Assessoria para a realização de eventos nos mercados da Capital, a começar pelo Mercado da 74. A área interna do local foi destinada à programação de uma agenda cultural, com o intuito de fazer do Mercado um ponto turístico de referência em Goiânia. A partir daí, passaram a ser promovidas feiras especializadas e várias outras manifestações artísticas, além de programação cultural fixa, como Clube Retrô (pop rock nacional); Noites do Samba, do Forró e do Sertanejo; e Carnaval dos Amigos - para citar apenas alguns exemplos.

“A Constituição Brasileira, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, que se referem àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e em lugares como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas”, argumenta Anselmo Pereira. “É este o caso do nosso Mercado da 74, agora Centro Cultural”, acrescenta.

Memória

Na Justificativa do projeto de lei aprovado nesta quarta-feira, em segunda votação, o parlamentar retoma um pouco da história do tradicional mercado goianiense:

O Mercado Bairro Popular – atualmente conhecido como Mercado Popular da 74 – foi construído em 1952, na Rua 74, no Centro de Goiânia, durante a gestão do então prefeito Venerando de Freitas Borges. Foi entregue à população em 1953. O local passou por restauração em 1987, com obras executadas pela Companhia de Urbanização (Comurg), e repassado aos permissionários em novembro daquele ano.

Em 2004, foi elaborado um projeto de reforma com a intenção de revitalizar o Centro da Capital – não foi executado por falta de recursos. O projeto foi retomado em 2005, e modificado, posteriormente, pelos organizadores da Casa Cor Goiás, que realizaram demonstraram interesse em realizar o evento no Mercado. Foi então que, por meio de convênio firmado com a Prefeitura, as obras foram iniciadas em março de 2006.