Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ministra do TSE participa de palesta sobre regras eleitorais na Câmara Municipal de Goiânia

Ministra do TSE participa de palesta sobre regras eleitorais na Câmara Municipal de Goiânia

por Marcos Teixeira Wanderley publicado 16/05/2018 19h55, última modificação 17/05/2018 11h25

O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), abriu, na tarde desta quarta-feira, 16, a palestra 

“Condutas Vedadas nas Eleições 2018” ministrada pelo advogado especialista em Direito Eleitoral Dyogo Crosara, comemorando a presença da Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a jurista Luciana Lóssio, uma das principais figuras do universo jurídico brasileiro. “Foi uma grata surpresa que trouxe ainda mais relevância e conhecimento para esse evento”, ressaltou o presidente.

A palestra durou cerca de 2 horas e foi realizada no Auditório Carlos Eurico, que ficou lotado. Os vereadores (Anselmo Pereira (PSDB), Juarez Lopes (PRTB) e Delegado Eduardo Prado (PV) estavam na platéia, que também tinha ex-parlamentares, suplentes, advogados, jornalistas, estudantes universitários, servidores e representantes de instituições públicas e privadas.

A exposição de Dyogo, que tem vasta experiência na área e é pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil, com a participação da Ministra, foi dinâmica, clara, e eles também responderam perguntas dos presentes. O evento não teve nenhum custo para a Câmara e foi direcionado para os vereadores, assessores parlamentares, servidores da Casa e aberto para toda a comunidade com o objetivo de apresentar e debater as novas regras definidas pelo TSE para o pleito deste ano.

Legalidade e conhecimento

A iniciativa da realização da palestra foi do presidente Andrey, que convidou Dyogo Crosara. O especialista aceitou o convite prontamente. Na abertura das atividades, o presidente Andrey agradeceu a presença de todos e destacou a importância do tema proposto: “é importante debatermos o assunto devido às constantes alterações das normas eleitorais no Brasil, o que gera desconhecimento e insegurança até para o Poder Legislativo. As eleições de 2018 serão muito importantes para os rumos de Goiás e do País.” Na opinião dele, a Câmara tem o dever de orientar os vereadores, os servidores e a comunidade interessada no tema para que seja garantido o princípio constitucional da legalidade.

Valorização do Legislativo

Dyogo Crosara afirmou que a vinda dele à Câmara era também uma prova do respeito que ele tem pelo Legislativo Municipal. “Aqui sim, é a Casa do Povo, aqui são discutidas as questões mais relevantes para as pessoas e as cidades. É preciso valorizar esse Poder.” Em sua exposição, ele tratou de temas como propaganda, a participação das religiões no pleito, o uso das redes sociais, a fiscalização das condutas pelos órgãos competentes, o indeferimento de candidaturas, a arrecadação de recursos, o uso da máquina público, os limites para servidores públicos e outros aspectos das Eleições. “Não existe bem comum fora da Lei”, enfatizou.

Fake News e Democracia

A Ministra Luciana abordou assuntos como as “fake news”, uma pauta que estará muito presente neste pleito, a demonização da política, os 30 anos da Constituição Brasileira, a politização do Judiciário e a judicialização da Política, além das contas das campanhas e a recente democracia brasileira. Os dois palestrantes responderam a dúvidas dos vereadores e dos demais participantes e deram muitos exemplos das últimas eleições para ilustrar os aspectos debatidos de forma direta e simples para a compreensão de todos.

 

Texto produzido pela assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: