Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mudança da data para eleição da Mesa Diretora centraliza debates na Câmara

Mudança da data para eleição da Mesa Diretora centraliza debates na Câmara

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 01/11/2018 11h30, última modificação 01/11/2018 15h59

Como havia prometido, o vereador Carlin Café, PPS, apresentou na sessão de hoje (1º) o projeto de resolução que muda para 1º de fevereiro do próximo ano a eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara. Pelo Regimento Interno da Casa a escolha da nova Mesa é feita no dia 27 de dezembro( última sessão ordinária do ano) e a posse do novo presidente em 1º de janeiro. Carlin quer prorrogar o prazo para que os cinco suplentes possam participar da votação. O projeto de Carlin não teve apoio dos outros vereadores.

Ou seja, Carlin quer que os suplentes Alfredo Bambu (que vai ocupar a vaga de Jorge Kajuru, eleito para o Senado). Denício Trindade (no lugar de Alysson Lima, eleito deputado estadual), Dr Gean (vaga de Elias Vaz, ,eleito deputado federal) e Álvaro do Universo (delegado Eduardo Prado, deputado estadual), Divino Rodrigues (Vinícius Cirqueira, deputado estadual) participem da eleição da nova Mesa Diretora,e que ela seja feita em 1º de fevereiro.

NOVA RESOLUÇÃO

Porém, em sentido contrário, o vereador Vinícius Cirqueira, Pros, também apresentou  um projeto de resolução que altera o Regimento Interno da Casa em que a eleição seja realizada em 1º de dezembro deste ano.

Na proposta, que recebeu o apoio de 16 vereadores, Vinícius quer também criar uma Comissão Especial de Transição, composta por membros da Mesa atual os da Mesa eleita. "Nesse caso", diz ele, "essa Comissão vai permitir o compartilhamento de informações entre o ex e o futuro presidente da Casa, para dar conhecimento ao novo presidente dos contratos, andamentos dos projetos e outras iniciativas administrativas do antigo comando do Poder Legislativo".

O assunto centralizou os debates na sessão de hoje, com vários vereadores se posicionando sobre o assunto. Alguns, por exemplo, entendem que não é o momento para se alterar a legislação da Casa sobre a escolha da nova Mesa. "Acho que essa proposta poderia ser feita no final da atual legislatura.Mudar isso agora é um sério risco jurídico", sugeriu Alysson Lima, PRB.

Carlin insistiu no argumento de que "não é justo que os eleitos para deputado ou senador influenciam e decidam o destino da Casa pelos próximos dois anos. Justiça é permitir que os suplentes participem da escolha da Mesa e que sejam os protagonistas desse processo. Os que vão assumir em 1º de fevereiro é que devem escolher o presidente, bem como os integrantes das Comissões Técnicas da Câmara. Essa prática é seguida pelo Congresso Nacional", enfatizou.

As propostas de Carlin Café e Vinícius Cirqueira serão encaminhadas pelo presidente da Câmara, Andrey Azeredo, MDB, pela Procuradoria Geral da Casa ou Comissão Mista.