Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Os ipês da calçada da Câmara

Os ipês da calçada da Câmara

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 17/08/2018 16h31, última modificação 17/08/2018 16h31

Ipês floridos, exuberantes. Esta é a visão de quem passa pela Avenida Independência, ao lado da Câmara Municipal. Na correria diária, às vezes, esquecemos de observar a beleza à nossa volta. Por isso, observe o seu entorno, veja a beleza destas árvores que estão colorindo a cidade e a tornando mais sensível aos olhos.

Olavo Bilac uma vez escreveu um poema em que um dos versos dizia: “longe do turbilhão da rua, Beneditino, escreve”. Talvez se o jornalista e poeta brasileiro conhecesse a beleza dos ipês que florescem em Goiânia não veria a poesia como um trabalho tão árduo, em que é preciso a reclusão. Afinal, em meio ao turbilhão, ao caos e trânsito, estas árvores transmitem beleza, calmaria e resistência. Inspiram os cidadãos goianienses a enxergar o belo e até aliviam o cansaço do dia a dia.

Considerada flor símbolo do Brasil, o ipê possui diversas cores e sua floração geralmente acontece entre os meses de julho e setembro. Outro aspecto significativo é que a madeira dos galhos e tronco é grossa e resistente e as raízes são profundas. Isso demonstra que, além da beleza, também há força, pois a árvore sobrevive a condições de frio, calor, seca e baixa umidade.

Logo o período de floração termina, então, aproveitem e apreciem os diversos ipês espalhados pela cidade enquanto ainda estão floridos. (Foto: Marcelo Valle)

Ana Carolina Petry, estagiária de jornalismo