Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Paulo Magalhães quer instituir, em Goiânia, Campanha de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância

Paulo Magalhães quer instituir, em Goiânia, Campanha de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância

por Patrícia Drummond publicado 26/06/2019 12h56, última modificação 26/06/2019 12h56
Paulo Magalhães quer instituir, em Goiânia, Campanha de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância

Foto: Alberto Maia

O vereador Paulo Magalhães (PSD) pretende, por meio do projeto de lei 2019/00267, que seja instituída, em Goiânia, a Campanha Municipal de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI). A ideia é que o evento seja realizado, anualmente, na segunda quinzena do mês de maio. 

Apraxia da fala é um distúrbio neurológico que interfere nos movimentos que produzem os sons linguísticos. Trata-se de uma perturbação motora da fala que acomete crianças ou adultos. Os sintomas podem ser notados a partir dos 2 anos de idade e atinge uma ou duas a cada mil crianças. Em geral, a criança tem uma fala bastante limitada e pouco clara. 

“Este projeto de lei busca conscientizar os municípes sobre a Apraxia de Fala na Infância por meio de informativos, palestras; sobre os sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento adequado”, diz o vereador Paulo Magalhães ao justificar a proposta. Ele lembra que o diagnóstico da AFI é pouco conhecido no Brasil e destaca que a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia) foi fundada há pouco mais de dois anos, só então iniciando um trabalho de divulgação, formação e informação sobre o distúrbio. 

“A Abrapraxia reforça a importância da conscientização sobre o tema, uma vez que o tratamento correto pode fazer a diferença no desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança”, destaca o parlamentar goianiense. 

A pessoa que apresenta apraxia mantém o seu raciocínio preservado. Portanto, pensa no que quer dizer, mas não é capaz de converter o pensamento em palavras. O cérebro dá o commando para falar, mas o estímulo não é concluído. É como se a comunicação entre o cérebro e a boca estivesse comprometida.

Paulo Magalhães, com o seu projeto, propõe que a Campanha de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância seja instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Goiânia na segunda quinzena de maio – dia 14, do mesmo mês, é celebrado o Dia da Conscientização da AFI em nível nacional –, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para isso, o órgão poderá contar com a parceria do Sistema Único de Saúde (SUS) e ONGs ou Associações que trabalhem em prol de crianças com diagnóstico de apraxia. Palestras informativas, exposição de cartazes informativos, dinâmicas de grupos e outras atividades envolvendo profissionais habilitados estão previstos.