Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente Andrey retira da votação projeto sobre eleição da Mesa da Câmara

Presidente Andrey retira da votação projeto sobre eleição da Mesa da Câmara

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 13/11/2018 13h25, última modificação 13/11/2018 18h32

Numa decisão que provocou intensos debates entre os vereadores, na sessão de hoje (13), o presidente da Câmara, Andrey Azeredo, MDB, retirou da pauta de votação o projeto do vereador Vinícius Cirqueira, Pros, alterando a data de eleição da Mesa Diretora da Casa, com a escolha de um novo presidente, para o período 2019/2020. Proposta de Vinicíus antecipa a votação para a primeira sessão ordinária de dezembro, além de propor a formação de uma comissão de transição, com a participação dos membros da atual Mesa Diretora e da nova Mesa Diretora, a ser eleita pelo plenário.

O presidente disse que sua decisão foi tomada com base no Regimento Interno da Câmara, ao acatar um requerimento do vereador Carlin Café, PPS, que questionou a aprovação pela Comissão Mista do projeto de Vinicíus, alegando ilegalidade na tramitação. "Retiro o projeto da pauta para obedecer o rito legal da votação. Essa é uma prerrogativa do presidente da Casa. Faço isso para que o processo não seja posteriormente contestado na Justiça", enfatizou Andrey.

A decisão do presidente, porém, provocou várias contestações em plenário, com críticas à postura adotada por Andrey. Entre os críticos estavam Clécio Alves, MDB, Eduardo Prado, PV, Alysson Lima, PRB, Elias Vaz, PSB, Vinicíus Cirqueira, Pros, Anselmo Pereira PSDB, Lucas Kitão, PSL, Sabrina Garcêz, PTB. Segundo eles, a votação do projeto de Cirqueira poderia ser feita e não suspensa.

CCJ DECIDE

Após mais de duas horas de debates  intensos no plenário, o presidente encerrou a sessão. Imediatamente, a vereadora Sabrina Garcêz, PTB, convocou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para uma reunião na sala das Comissões. Por unanimidade, os sete membros da Comissão decidiu pelo arquivamento do projeto de Carlin Café que propunha prorrogar a eleição da Mesa para 1º de fevereiro de 2019, o que possibilitaria a participação de cincos suplentes (Alfredo Bambu, Dr.Gean,Denício Trindade, Divino Rodrigues e Álvaro da Universo) substitutos dos titulares Jorge Kajuru (eleito senador), Elias Vaz (deputado federal) e Delegado Eduardo Prado, Alysson Lima e Vinicíus Cirqueira, eleitos deputados estaduais.

Com a decisão da CCJ, caberá ao presidente Andrey Azeredo colocar em votação, na sessão de amanhã, a proposta de Vinicíus, em primeira votação. Já o pedido de arquivamento do projeto de Carlin Café partiu do relator delegado Eduardo Prado, que disse estar a proposta "eivada de vícios jurídicos".

Alguns vereadores querem que seja realizada uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira, 16, para a apreciação em segunda votação do projeto de Vinicíus Cirqueira. Acontece que nesse dia será ponto facultativo na Casa .