Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara de Goiânia fala sobre o concurso público em coletiva de imprensa

por marcos — publicado 03/07/2018 13h05, última modificação 03/07/2018 18h10

Os presidentes da Câmara Municipal e da comissão do concurso público da Casa, vereadores Andrey Azeredo (MDB) e Anselmo Pereira (PSDB), deram informações sobre o processo seletivo do Legislativo goianiense em entrevista coletiva para a imprensa na manhã desta terça-feira, 3 de julho, na Sala de Reuniões da Presidência. “O valor da remuneração é atrativo, vai de cerca de 4 mil a mais de 6 mil reais e os aprovados terão a oportunidade de contribuir para o Município trabalhando nesta Casa onde são feitas leis e são fiscalizados os atos do Executivo e o uso dos recursos públicos”, destacou Andrey.

Na última sexta-feira, 29 de junho, foi publicado no Jornal O Popular o extrato do edital do concurso e o documento completo foi adicionado ao portal da Câmara na internet com o link http://goiania.go.leg.br/concurso . Anselmo Pereira informou que as inscrições deverão ser feitas de 16 de julho a 06 de agosto, a data prevista para a prova objetiva é domingo, 02 de setembro de 2018, e as discursivas específicas serão realizadas duas semanas depois. Ele ainda frisou que o Ministério Público do Estado de Goiás (MO-GO) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foram visitados diversas vezes por ele e por Andrey para tratar do concurso, que foi totalmente aprovado pelas duas instituições.

Oportunidades variadas

“Temos 34 vagas para nível médio e 41 para nível superior. As inscrições custarão 85 reais para o médio e 140 reais para o superior. E temos uma novidade, que é o cargo de profissional de libras, criado para gerar mais transparência e atender àqueles que têm deficiência auditiva para que possam conhecer os trabalhos legislativos, o que está sendo debatido e que está tramitando na Casa. Temos vagas para diversas áreas profissionais e para dar suporte aos variados campos de atuação da Câmara, desde as comissões até a procuradoria,” afirmou Andrey.

Parceria com a UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) será responsável pelo processo seletivo, que terá 75 vagas para cargos efetivos dos níveis médio, técnico e superior, conforme previsto na Lei nº 10.137/2018 que estabelece os cargos, os pré-requisitos para estes, as atribuições específicas e o quantitativo de vagas para cada cargo e autoriza a realização do concurso público do Legislativo Municipal. A Lei foi sancionada pelo prefeito Iris Rezende (MDB) no último 21 de março após aprovação unânime no Plenário da Câmara em duas votações.

O contrato para a realização do concurso foi formalizado no último dia 20 de abril pelo presidente Andrey Azeredo e o reitor da UFG, o professor Edward Madureira Brasil, com a presença de gestores das duas instituições. A contratação da universidade atendeu ao aditivo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado por Andrey em 22 de março deste ano com a promotora Villis Marra, titular da 78ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

No TAC, a Presidência da Câmara assumia o compromisso de, no prazo máximo de 30 dias, contratar uma instituição para realizar o concurso. O documento previa, ainda, que essa contratação poderia ser feita com dispensa de licitação para agilizar o processo. Firmado incialmente em 2016 entre a Câmara e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o Termo previa a realização de um novo certame do Legislativo Municipal, dentre outras providências.

Empenho da Mesa Diretora

O presidente Andrey enfatizou o empenho da Mesa Diretora da Casa, dessa legislatura e da anterior, então presidida por Anselmo Pereira, para o sucesso da iniciativa: “Temos tratado esse concurso com seriedade e sempre junto com o MP. Em menos de 18 meses publicamos um edital de um certame com 75 novas vagas e nesse período ainda fizemos a aprovação da Lei que condensa toda a legislação dos servidores da Câmara. Também fizemos o chamamento de 42 servidores aprovados no concurso de 2006 que não haviam sido chamados e ingressaram aqui no ano passado. Agora damos oportunidade para aqueles que querem vir trabalhar no Legislativo gerando melhores serviços para a cidade.”

Convocação dos aprovados

Quanto ao provimento das vagas, Andrey Azeredo explicou que será um processo gradual obedecendo ao TAC: “Homologaremos, provavelmente em novembro, o resultado do concurso. Aí faremos, com o apoio da Mesa Diretora, composta pelos vereadores Zander Fábio (PATRIOTA), Vinicius Cirqueira (PROS) e Juarez Lopes (PRTB), a convocação de pelo menos 30% dos aprovados entre novembro e dezembro. Queremos encerrar o exercício de 2018 com os novos servidores já ingressando na Casa”.

Inscrições, dúvidas e informações

Na coletiva, o presidente Andrey informou que as inscrições deverão ser feitas pelo endereço www.cs.ufg.br e todas as dúvidas e informações sobre o concurso serão sanadas pelo Centro de Seleção da UFG pelo e-mail cs@ufg.br e pelo telefone (62) 3209-6330. Ele aproveitou para agradecer a presença maciça dos veículos de comunicação locais: “A imprensa tem sido uma parceira da Câmara em todos os momentos. Vocês fazem uma cobertura detalhada e atenta dos serviços do Legislativo goianiense e nos ajudam a divulgar informações essenciais e a aproximar a população dos trabalhos que desempenhamos. Isso é fundamental para o fortalecimento da Democracia.”

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em: