Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara de Goiânia participa da apresentação do projeto de revitalização da Avenida Castelo Branco

por marcos — publicado 13/08/2018 21h23, última modificação 13/08/2018 21h23

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB), participou, a convite dos organizadores do evento, da assinatura de convênio para a revitalização da Avenida Castelo Branco, uma das mais importantes vias de Goiânia. A parceria está sendo selada entre a Prefeitura, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). A secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) vai analisar detalhadamente todo o projeto para que ele possa ser efetivado.

Com a presença do prefeito Iris Rezende (MDB) e do presidente da Acieg, Euclides Barbo, a assinatura do convênio reuniu, na sede da Acieg, no Setor Oeste, secretários e técnicos da Prefeitura, membros das instituições envolvidas e lideranças do setor empresarial. A parceria tem o objetivo de deixar a avenida Castelo Branco mais atrativa e organizada para fortalecer e estimular o comércio na região, desde os empreendimentos já existentes até a implantação de novos estabelecimentos.

Pólo nacional

De acordo com o projeto apresentado pela Câmara Temática de Agronegócio da Acieg, estão previstas uma série de intervenções na Avenida para torná-la o maior pólo comercial para a agropecuária no Brasil e alçar Goiânia à Capital Nacional do Agronegócio. As modificações vão aprimorar a mobilidade, o meio-ambiente, o visual e a organização do trânsito, que será modificado para distribuir o fluxo de veículos na região e desafogar a Castelo Branco. Tudo em conformidade com o Plano Diretor da Capital.

Agrovia Castelo Branco

Simultaneamente às intervenções, serão feitas pesquisas de mercado para desenvolver e respaldar ações para atrair investimentos e clientes com foco no mercado agropecuário, vocação histórica da Avenida. Segundo o presidente da Câmara de Agronegócio da Acieg, Ricardo Cantaclaro, o principal público-alvo das melhorias planejadas para a futura “Agrovia Castelo Branco” é formado por agrônomos, veterinários, agropecuaristas e revendedores de lojas pequenas de todos os cantos de Goiás e até de outros Estados, com destaque para os do Centro-Norte do Brasil, como Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia, dentre outros.

Andrey Azeredo enfatizou que “neste momento de dificuldades em nosso País, devemos refletir sobre o que queremos para nós e para o Brasil. Hoje presenciamos muitas críticas, pedras atiradas e pouco agir no sentido de unir forças e apresentar resultados. Mas aqui a Acieg dá uma demonstração de que as coisas estão mudando. Os empresários, agentes econômicos importantíssimos para o cenário goianiense e goiano, saem daquela situação de apenas buscar negócios e aumentar a geração de empregos e promover riquezas para serem parceiros efetivos do Poder Público. Parabenizo vocês porque estão deixando a zona de conforto para provocar o Poder Público, de forma respeitosa mas veemente, na busca de soluções para problemas que afligem não só a vocês, mas a todas as pessoas.”

Ricardo Cantaclaro apontou que as mudanças compreendem o trecho que situa-se entre a praça Ciro Lisita e a região do Terminal Padre Pelágio. Na opinião dele, o projeto, se efetivado, vai melhorar a região como um todo e proporcionar mais conforto aos comerciantes e consumidores e acessibilidade para os moradores, além da expansão das atividades econômicas da localidade.

Região histórica

Na ocasião, o prefeito Iris Rezende declarou que, além das intervenções na Castelo Branco, ele pretende transformar todo o bairro de Campinas em um centro turístico comercial diferenciado, dada a importância histórica, social e econômica daquela região para Goiânia.

Desenvolvimento responsável

Analisando o projeto, Andrey Azeredo ressaltou que o documento é complexo, vai interferir no transporte coletivo e requalificar os espaços. Para ele, a iniciativa vai trazer benefícios e pode “gerar empregos e sedimentar os empreendimentos, além de fomentar o desenvolvimento de forma cada vez mais responsável e antenada com as necessidades de nossa cidade bem como dos principais interessados, que são os clientes.”

Soluções viáveis

Andrey afirmou, ainda, que “a Câmara Municipal se coloca ao lado de vocês para que possamos aprimorar essas discussões. Vejo que essa parceria real e efetiva entre os setores Produtivo e Público só irá trazer grandes benefícios para Goiânia. Como presidente da Câmara, me alegro quando vejo esta sala repleta de grandes empresários, fomentadores de negócios e de riquezas, trabalhando em conjunto para que possamos, na Prefeitura e na Câmara Municipal, buscar soluções viáveis e exequíveis para que isso que foi apresentado se torne realidade”.

Texto produzido pela assessora Polliana Martins

registrado em: