Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara fala sobre o Plano Diretor e os 30 anos do acidente com o Césio 137

por marcos — publicado 12/09/2017 20h39, última modificação 12/09/2017 20h39

Em entrevista a veículos de comunicação durante a Sessão Plenária de hoje, o presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), falou sobre os trabalhos da equipe revisora do Plano Diretor de Goiânia (PDG) e sobre a Sessão Especial “Não Podemos Esquecer: Césio 137, 30 anos depois” que será realizada amanhã à noite, às 19h30, no Plenário da Casa, para relembrar os 30 anos do acidente radioativo ocorrido em 13 de setembro de 1987 na Capital. A solenidade é uma iniciativa do vereador Andrey e homenageará 36 pessoas, dentre vítimas e profissionais que vivenciaram aqueles dias e lutaram para ajudar os acidentados. Trinta homenageados foram escolhidos por Andrey e os demais pelos vereadores Felisberto Tavares (PR), Lucas Kitão (PSL), Rogério Cruz (PRB) e Cabo Senna (PRP). Confira os principais pontos das respostas do presidente, nas palavras dele:

Plano Diretor de Goiânia

“Na tarde de ontem estive na Seplanh, no Paço Municipal, numa reunião da equipe revisora do PDG na qual nos apresentaram os temas e a metodologia das próximas três audiências públicas sobre o documento. Ouvimos do coordenador da equipe, Henrique Alves, que elas serão realizadas a partir de outubro e falaram das prioridades que serão tratadas. Eu perguntei especificamente se os planos de resíduos sólidos, de mobilidade e outros já estariam prontos para também serem encaminhados e servirem de subsídios para uma discussão melhor. Disseram que alguns estão aprovados e outros ainda em execução. No momento estão fazendo trabalhos de levantamento e checagem de fundos e com essa base de elementos farão as propostas de alteração no Plano Diretor. Solicitamos que, se for possível, que a Câmara faça, mesmo nesse momento em que está sob a batuta do Executivo a elaboração do projeto de lei, mais audiências para que o texto que será encaminhado a nós, vereadores, venha mais consolidado. Eles alegaram que, em razão da complexidade dos temas, do curto prazo que possuem e dos servidores estarem todos envolvidos nos trabalhos, que seria difícil para eles fazerem isso. De qualquer modo, quando o projeto de lei for protocolado nesta Casa, e aí o Legislativo estará no comando do processo de análise, faremos muitas audiências públicas, de preferência divididas pelas regiões de Goiânia, para que a população possa ser ouvida e mostrar o que é a necessidade real de cada canto da cidade e que precisa ser condensada no projeto antes dele virar Lei. Para mim, o ideal é que a Câmara fizesse essas audiências in loco, não aqui na Casa. Dessa forma, facilitaríamos o deslocamento  e o acesso das pessoas para que toda a comunidade possa participar.”

Césio: trinta anos depois

“Será uma Sessão não apenas de homenagens, mas de lembranças sobre o acidente com referência especial a três segmentos que participaram de todo aquele processo: o governo do Estado, que teve relevância nos fatos e trabalhou muito, os profissionais que atuaram, e aí eu destaco os da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e os da imprensa, em especial a goiana, que trabalharam com afinco, conhecimento técnico e sensibilidade para repassar as informações verdadeiras, e a população, que será representada pelas vítimas diretas. Ressalto que toda a sociedade, goianiense e goiana, sofreu muito e ainda sofre com as sequelas e os problemas trazidos daquele acidente. A solenidade pretende fazer uma reflexão: o que ficou de concreto e de real, além da dor? Existe hoje na Capital ou em Goiás uma capacidade de reação mais rápida, com maior e melhor estrutura, para um acidente similar àquele? Deus nos livre disso, obviamente, mas quais são as consequências, os efeitos que ficaram do aprendizado daquela tragédia? Estou convicto de que têm que ter ficado muitas lições. Muitas autoridades estarão presentes para refletirem conosco. Não será uma Sessão de cobranças e nem o momento para apontar culpados ou vítimas, será, sim, uma reflexão sobre o ocorrido e os caminhos que nós devemos seguir como seres humanos, cidadãos de Goiânia e de Goiás, para que possamos superar toda a dor, todo o trauma, e não soframos nunca mais com algo do gênero.”

Serviço:

Evento: 30 anos do acidente com o Césio 137

Exposição fotográfica

Data: 11/09 a 29/09

Local: Hall de entrada da Câmara Municipal de Goiânia

Responsável: Grupo Jaime Câmara

Apoio: Jaime Câmara e Jornal O Popular

Sessão Especial

Data: 13/09, quarta-feira

Local: Plenário da Câmara

Endereço: Avenida Goiás, 2001, Centro

Tema: Não podemos esquecer: Césio-137, 30 anos depois.

registrado em: