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Presidente da Câmara fala sobre os desafios atuais e o futuro de Goiânia

por marcos — publicado 24/10/2017 21h44, última modificação 24/10/2017 21h44

      O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), foi entrevistado na manhã de hoje no programa "1º Tempo da Notícia", da Rádio 730 AM, pelos jornalistas Cecília Barcelos e Cléber Ferreira. Andrey falou sobre temas como Segurança, Saúde e Mobilidade, estes considerados por ele os três maiores desafios atuais para Goiânia, que completa hoje 84 anos. 

       Após a entrevista, o presidente participou, na avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas, do Desfile Cívico-Militar em comemoração ao aniversário da Capital. A solenidade reuniu o prefeito Iris Rezende (PMDB), o governador em exercício do Estado de Goiás José Eliton (PSDB), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Gilberto Marques, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB), o comandante da Brigada, General Sérgio Schwingel, o comandante Geral dos Bombeiros Coronel Carlos Helbingen Júnior e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Divino Alves, dentre outras autoridades. 

      Confira as respostas e ponderações de Andrey Azeredo sobre os principais temas da entrevista concedida à Rádio 730, nas palavras dele: 

       Trânsito e transporte 

       "A Goiânia dos sonhos é aquela na qual exista um transporte público de qualidade. Temos que melhorar o ir e vir da nossa população, modernizar o sistema e planejar conjuntamente trânsito e transporte. Hoje temos dois órgãos que pensam de forma separada, um pensa o trânsito, que é a SMT, e outro pensa o transporte. Quando estive à frente da SMT, celebramos um convênio inédito até aquele momento no qual se pactuou que trânsito e transporte seriam pensados de forma conjunta. Isso foi o início, apenas, temos que avançar muito e sugiro ao Executivo a criação de um órgão, como a BH Trans, de Belo Horizonte (MG), para fazer a gestão conjunta do trânsito e transporte. Isso melhoraria a nossa mobilidade, com um planejamento a médio e longo prazo, dando possibilidade para deslocamentos mais rápidos com pontualidade, qualidade no transporte coletivo e ar condicionado nos ônibus porque vivemos numa temperatura escaldante. Isso precisa ser de imediato. É urgente modernizar não só o Eixo Anhanguera, mas todo o sistema de transporte coletivo da nossa cidade. Devemos investir em corredores, precisamos ter uma pista que seja própria para o transporte coletivo, com grandes trechos concretados que evitem o desgaste e aí não teremos aquelas ondulações que geram incômodo aos passageiros."

       A metrópole atrativa 

       "É preciso continuar investindo no verde para que tenhamos sustentabilidade, a preservação dos nossos mananciais, em suma, a qualidade de vida não só para nossa geração, mas para as gerações futuras. Os três grandes desafios para Goiânia agora são Segurança, Saúde e Mobilidade, mas, evidentemente, além disso, é necessário pensar e planejar a sustentabilidade. Enfrentamos uma crise hídrica, Goiânia hoje não é só uma cidade, é uma metrópole que é a propulsora de toda a Região Metropolitana. Somadas as cidades vizinhas, temos em torno de dois milhões e duzentos mil habitantes, que fazem um movimento pendular diariamente, ou seja, pessoas de cidades vizinhas e periferia que vêm para o centro da nossa Capital. Precisamos pensar no desenvolvimento dessas cIdades vizinhas como pólos industriais fazendo com que elas melhorem as suas condições de industrialização, de geração de emprego e de qualidade de vida, diminuindo a sobrecarga que há em Goiânia. Dessa maneira teremos um desenvolvimento conjunto com oportunidades iguais para todos."

      Água: desafio primordial

       "A questão da água é muito séria, temos a barragem do João Leite que foi inaugurada mas ainda não tem toda a sua canalização de distribuição pronta e pelas informações que temos ela só será concluída no final de 2019. Vamos sofrer até lá com falta de água em tantos bairros de Goiânia e Aparecida, principalmente, que dependem da Saneago?  É vital dar celeridade e prioridade a isso e a Saneago precisa agir com muita responsabilidade. É por isso que o prefeito Iris Rezende, na semana passada, deu uma declaração que muitos entendem como uma medida radical mas que eu endosso: ou a Saneago toma uma atitude, cumpre o seu papel e atende à Goiânia e à Região Metropolitana com qualidade, ou a Capital vai refletir ainda mais sobre reassumir o controle dos investimentos de distribuição da água e de controle do tratamento de esgoto em Goiânia. Temos os recursos suficientes para isso. Goiânia representa 42% da receita da Saneago e isso seria uma crise gigantesca para a empresa, mas temos que pensar nos goianienses.   O prefeito tem se colocado sempre com muita firmeza e determinação,  e tem o meu apoio, para que as medidas necessárias sejam tomadas e cada goianiense tenha água com qualidade em sua casa todos os dias do ano."

      Tecnologia para todos 

        "Os cidadãos têm que ser tecnológicos. Não adianta ter as ferramentas à disposição e as pessoas não saberem como usá-las. Acho absurdo que tenhamos que ir pessoalmente na maioria dos órgãos públicos pedir documentos. Isso tem que mudar, podemos resolver muitas coisas na palma da mão através do telefone celular. Através dele você procura o que precisa, manda imprimir na impressora mais próxima e a partir daí você tem a solução dos seus problemas. Isso é importantíssimo porque facilita a nossa vida."

       Transporte público atrativo 

        "Eu vejo que nós temos, ainda, condições de não ter o metrô. Temos soluções mais baratas e mais práticas, como o BRT, a princípio. O Eixo Anhanguera é um dos primeiros BRTs do mundo e podemos investir nessa direção com corredores preferenciais exclusivos que seriam de ponta-a-ponta, do terminal de origem ao terminal de destino, diminuindo o tempo da viagem. Nesse sentido, teremos mais eficiência, pontualidade e qualidade e aí o transporte coletivo será de fato atrativo e não apenas a última opção.  O nosso transporte coletivo é utilizado por quem não tem outras formas ou melhores condições de transporte e isso não pode permanecer, temos que priorizar, com o Plano Nacional de Mobiidade, outras maneiras de deslocamento. O caminhar, que é o meio mais utilizado, requer calçadas que sejam de fato desimpedidas e ruas arborizadas que gerem sombreamento e qualidade de vida."

       Microcosmos urbanos 

       "Não precisamos morar longe de onde trabalhamos, estudamos e fazemos compras, mas, para isso, precisamos ter centralidades, ou seja, microcosmos dentro da própria cidade onde possamos ter esses serviços, gerando assim um menor tempo no ir e vir. Dessa forma teremos mais qualidade de vida e menos poluição pois haverá menos queima de produtos fósseis, menos dióxido de carbono no ar.  Todos ganham com um trânsito desimpedido é isso é um planejamento que precisa ser feito a médio e longo prazo com políticas novas."

        Ciclismo: mobilidade inteligente  

        "Quando estive à frente da SMT, investimos maciçamente no ciclismo, um modal que gera qualidade de vida, não polui, e, acima de tudo, faz com que tenhamos menos carros nas ruas. Cada bicicleta na rua é um carro a menos."

       Segurança e Saúde 

         "Goiânia precisa de segurança acima de tudo, não só no transporte, mas na vida. Nossa Capital hoje tem dois grandes problemas, além do transporte, que também exigem enfrentamento imediato, que são a Segurança Pública e a Saúde. Goiânia tem uma conta absurda: 4 milhões de cartões SUS para uma população de quase um milhão e meio de habitantes, ou seja, nós custeamos a saúde de 4 milhões de habitantes  sendo que aqui não mora nem a metade disso. Um novo recadastramento já foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde e esperamos que ao final tenhamos um número de cartões SUS compatível com os nossos moradores. Isso não quer dizer que não queremos acolher os pacientes e que não daremos assistência a quem seja do interior, não é isso, de forma alguma, o que precisamos é que quem vier para cá venha encaminhado pelos meios corretos. Assim,  aquilo que for gasto na Capital com a saúde dessa pessoa que mora no interior poderá ser ressarcido a Goiânia e desse jeito poderemos ter mais e melhores atendimentos na Saúde para todos."

      Vagas de estacionamento 

       "Não podemos ter vias públicas direcionadas para veículos e para o estacionamento destes porque é o uso do espaço público por particulares de forma egoísta. O comerciante, quando abre um empreendimento, sabe pelas Leis que vigoram no município que é necessário que ele crie o estacionamento para o seu cliente, e não é na rua, é no recuo frontal, ou no subsolo, ou num lote alugado num raio de até 200, 300 metros, de acordo com a legislação vigente. Quando há estacionamento na via o trânsito continua complicado, como na avenida Anhanguera. Muitas vezes as vagas em frente aos estabelecimentos estão ocupadas pelos próprios comerciantes e seus funcionários, que ainda reclamam que não há vagas para os clientes. É preciso uma mudança de mentalidade e postura, isso é fundamental. No corredor Universitário , com fiscalização eletrônica eficiente ao longo do eixo, observamos que as medidas implantadas geraram uma diminuição acentuada no fluxo de veículos particulares. Isso gerou aumento na velocidade do transporte coletivo, menos tempo na viagem e contribuiu para trazer muita gente de volta para os ônibus, pessoas que antes andavam sozinhas dentro de um carro."

       Área Azul: subsídio para a coletividade 

       "A área azul é um estacionamento rotativo pago, o mais moderno que existe em nossa cidade, e essa receita, que pode ser gigantesca, pode ser um subsídio ao transporte coletivo. Seria o privado ajudando o público e com isso gerando qualidade no transporte coletivo. Temos  estudos que mostram que Goiânia poderia ter hoje, e de imediato, em torno de 10 mil vagas de estacionamento rotativo pago e temos apenas 2 mil e duzentas em Campinas e 800 vagas no Centro. A SMT deve acelerar esse processo e gerar condições para que tenhamos parquímetros ou outra tecnologia mais moderna para garantir efetividade na fiscalização e mais facilidade para o condutor encontrar a vaga onde precisa."

       Mensagem de esperança 

       "Digo à nossa população, nesse 84º aniversário de Goiânia, que, mesmo diante de tantas notícias ruins, que não abaixemos a cabeça. Somos um povo corajoso, altivo, ordeiro, e temos a missão de construir uma cidade cada vez mais bela, moderna, e com oportunidades para todos. Vamos juntos, de mãos dadas." 


Com informações da assessoria da presidência

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