Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara Municipal acompanha visita de Michel Temer a Aparecida de Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 20/12/2018 12h10, última modificação 20/12/2018 12h43

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB), acompanhou, nesta quarta-feira, 19, a visita do presidente da República, Michel Temer (MDB), a Aparecida e Goiânia. Na cidade vizinha, às 19h, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) e Temer inauguraram o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). Já às 20h30, na Capital, o chefe do Executivo Nacional recebeu a comenda do Mérito Industrial e participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) no Teatro Sesi (Setor Santa Genoveva).

Em Aparecida, também estiveram presentes o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), o secretário de Saúde da cidade, Alessandro Magalhães, que abriu a cerimônia, o vice-prefeito Veter Martins, os ministros da Saúde, Gilberto Occhi, e das Cidades, Alexandre Baldy, o governador José Eliton, o ex-prefeito de Aparecida e ex-governador Maguito Vilela, bem como o deputado federal Daniel Vilela e o senador Wilder Morais, dentre outras autoridades.

Recursos para Goiânia

Em seu discurso na inauguração, Temer disse que o HMAP “será referência para outros hospitais públicos do País" e aproveitou para anunciar a Iris Rezende a vinda de recursos federais para Goiânia: “Já vieram R$ 110 milhões e amanhã virão mais R$115 milhões.”

O prefeito Gustavo Mendanha, anfitrião da solenidade, destacou que a entrega do Hospital deverá resolver “a dependência da nossa população que precisava buscar atendimento em Goiânia” e que o atendimento ambulatorial será iniciado amanhã, quinta-feira. O secretário Alessandro Magalhães informou que a unidade conta com 90 leitos de clínica médica, 60 de clínica cirúrgica, 30 de pediatria e 30 leitos de UTIs, e que lá serão realizadas cirurgias eletivas, cardíacas e até transplantes dentro de oito meses. Ele também relatou que o Hospital terá capacidade para realizar, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos de urgência e emergência, mais de 900 internações, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames.

Obra pública magnífica

“Este Hospital é o maior já construído por uma prefeitura em todo o Estado e atenderá a milhares de pessoas contribuindo para desafogar os atendimentos de urgência e emergência, salvar vidas, curar males e reduzir sofrimentos. É uma obra magnífica iniciada na gestão de Maguito Vilela e finalizada agora pelo prefeito Gustavo Mendanha. A expectativa é de que haja, a partir de agora, menos tempo de espera por cirurgias e para a liberação de vagas de UTI em Aparecida”, afirmou Andrey Azeredo.

O HMAP será gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), organização social que deverá contratar os profissionais que atuarão na unidade, que poderá gerar mais de 1,2 mil empregos diretos. O Hospital será referência para 55 municípios da região Centro-Sudeste, vai complementar a rede de urgência e emergência do município e deverá estar em pleno funcionamento em oito meses. A obra custou R$ 100 milhões, sendo R$ 80 milhões do governo federal e o restante investido pela Prefeitura de Aparecida.

Honraria do Setor Produtivo

Já no segundo evento do dia, a posse da nova diretoria da FIEG, liderada por Sandro Mabel, estiveram presentes, além de Temer, Iris, José Eliton, Daniel Vilela e Baldy, o governador eleito Ronaldo Caiado e o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade. A solenidade também reuniu lideranças classistas, empresários e autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Lá, Andrey Azeredo lembrou que a comenda do Mérito Industrial, concedida a Temer, é “a maior honraria entregue pelas indústrias de Goiás a pessoas e instituições que prestaram serviços relevantes ao Estado e ao País. O presidente recebeu um importante reconhecimento do setor produtivo por sua luta para melhorar o ambiente de negócios brasileiro”.

(*) Matéria produzida pela jornalista Polliana Martins