Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa como jurado do primeiro Desafio Uber de Mobilidade no Brasil

Presidente da Câmara participa como jurado do primeiro Desafio Uber de Mobilidade no Brasil

por Marcos Teixeira Wanderley publicado 04/12/2017 08h56, última modificação 04/12/2017 08h56

     O Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), foi, neste domingo, 3 de dezembro, um dos jurados de um acontecimento inédito no Brasil: o Desafio Uber de Mobilidade Urbana. Organizado pela empresa de aplicativo de transporte individual remunerado em parceria com o Techstars Startup Weekend, o evento mobilizou empreendedores e especialistas no tema desde as 18h de sexta-feira, 1º, até a noite de domingo, em busca de soluções e produtos para aprimorar a mobilidade urbana e melhorar a vida das pessoas na cidade. 

 

      "É muito bom ver Goiânia recebendo um evento de tamanha importância que fortalece e estimula o empreendedorismo e os avanços tecnológicos em prol do bem estar social e de melhorias que vão nortear o desenvolvimento e a economia locais. Agradeço à Uber e à Techstar por terem escolhido a nossa cidade e a todos os participantes. Agradeço aos competidores por mostrarem que os goianienses são empreendedores, têm garra, vontade e uma capacidade criativa muito grande", disse Andrey. O gerente-geral da Uber no Centro -  Oeste, Ruddy Wang, agradeceu a Andrey pela participação e ressaltou: "É uma honra estar aqui e ser parceiro de tantas pessoas empreendedoras em busca de soluções para a mobilidade urbana. Nós reconhecemos a criatividade e o grande número de empreendedores dinâmicos locais e apostamos nessa cidade." 

 

      Os organizadores afirmaram que Goiânia foi escolhida para sediar as atividades por causa do  potencial empreendedor e tecnológico local, que caminha para a organização dos aplicativos de transporte, e os jurados foram escolhidos por serem formadores de opinião, figuras de destaque relacionadas aos temas propostos e fomentadoras de debates na sociedade. 

 

     Além de Andrey Azeredo, os demais jurados foram o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), o editor dos sites dos jornais O Popular e Daqui, Frank Martins, e três especialistas ligados aos temas do Desafio: o gerente-geral da Uber no Centro – Oeste brasileiro, Ruddy Wang, graduado em Yale e com mestrado em Harvard (ambas nos EUA), ex-diplomata norte-americano e ex-gerente de Políticas Públicas do Facebook em Washington D.C. (EUA); o diretor executivo do Instituto Gyntec, Vandré Sales, professor licenciado em Física pela Unicamp (SP), engenheiro de computação pela UFG, fundador da startup Tippz Mobile e da PontoGet Inovação e facilitador global do Startup Weekend, e a fundadora da primeira escola de empreendedorismo em Goiás (Sempreende), Luciana Cualheta, PhD (em andamento) em Administração pela UNB (DF), mestre em Administração pela UFG, coordenadora e professora de cursos de formação empreendedora para professores e alunos da UFG. 

 

     Maratona criativa e tecnológica 

      

      O Desafio foi uma maratona com 73 participantes, selecionados gratuitamente de 17 a 24 de novembro, todos com perfil criativo, de negócios ou técnico, interessados em mobilidade urbana ou empreendedorismo. Após a divisão dos times e uma apresentação de 30 idéias das quais 11 foram selecionadas, eles enfrentaram uma maratona de mais de 50 horas, com o suporte de mentores da equipe da Uber, empreendedores experientes e experts da indústria de todo o País, em busca de um modelo de negócios e de um mínimo produto viável (MVP) utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Canvas e Desenvolvimento de Clientes. As atividades foram realizadas no auditório da Fundação Getúlio Vargas EMPZ, no Parque Amazônia, mas os competidores também foram às ruas para ouvir a população sobre os problemas de mobilidade enfrentados em Goiânia.   

 

      No domingo, os jurados conheceram as regras para a avaliação das soluções desenvolvidas e depois assistiram às apresentações das equipes. Em seguida foi anunciada a equipe vencedora: a startup "2V: Vai e Volta". Andrey participou ativamente de todas as apresentações, fazendo perguntas e expondo possibilidades e parabenizou os vencedores pelo aplicativo de integração entre passageiros ao sistema de transporte. A equipe vencedora participará de uma sessão de aconselhamento com especialistas para continuar desenvolvendo as idéias encontradas. 


Com informações da assessoria da Presidência

registrado em: