Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa como jurado do primeiro Desafio Uber de Mobilidade no Brasil

Presidente da Câmara participa como jurado do primeiro Desafio Uber de Mobilidade no Brasil

por marcos — publicado 04/12/2017 08h56, última modificação 04/12/2017 08h56

     O Presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), foi, neste domingo, 3 de dezembro, um dos jurados de um acontecimento inédito no Brasil: o Desafio Uber de Mobilidade Urbana. Organizado pela empresa de aplicativo de transporte individual remunerado em parceria com o Techstars Startup Weekend, o evento mobilizou empreendedores e especialistas no tema desde as 18h de sexta-feira, 1º, até a noite de domingo, em busca de soluções e produtos para aprimorar a mobilidade urbana e melhorar a vida das pessoas na cidade. 

 

      "É muito bom ver Goiânia recebendo um evento de tamanha importância que fortalece e estimula o empreendedorismo e os avanços tecnológicos em prol do bem estar social e de melhorias que vão nortear o desenvolvimento e a economia locais. Agradeço à Uber e à Techstar por terem escolhido a nossa cidade e a todos os participantes. Agradeço aos competidores por mostrarem que os goianienses são empreendedores, têm garra, vontade e uma capacidade criativa muito grande", disse Andrey. O gerente-geral da Uber no Centro -  Oeste, Ruddy Wang, agradeceu a Andrey pela participação e ressaltou: "É uma honra estar aqui e ser parceiro de tantas pessoas empreendedoras em busca de soluções para a mobilidade urbana. Nós reconhecemos a criatividade e o grande número de empreendedores dinâmicos locais e apostamos nessa cidade." 

 

      Os organizadores afirmaram que Goiânia foi escolhida para sediar as atividades por causa do  potencial empreendedor e tecnológico local, que caminha para a organização dos aplicativos de transporte, e os jurados foram escolhidos por serem formadores de opinião, figuras de destaque relacionadas aos temas propostos e fomentadoras de debates na sociedade. 

 

     Além de Andrey Azeredo, os demais jurados foram o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), o editor dos sites dos jornais O Popular e Daqui, Frank Martins, e três especialistas ligados aos temas do Desafio: o gerente-geral da Uber no Centro – Oeste brasileiro, Ruddy Wang, graduado em Yale e com mestrado em Harvard (ambas nos EUA), ex-diplomata norte-americano e ex-gerente de Políticas Públicas do Facebook em Washington D.C. (EUA); o diretor executivo do Instituto Gyntec, Vandré Sales, professor licenciado em Física pela Unicamp (SP), engenheiro de computação pela UFG, fundador da startup Tippz Mobile e da PontoGet Inovação e facilitador global do Startup Weekend, e a fundadora da primeira escola de empreendedorismo em Goiás (Sempreende), Luciana Cualheta, PhD (em andamento) em Administração pela UNB (DF), mestre em Administração pela UFG, coordenadora e professora de cursos de formação empreendedora para professores e alunos da UFG. 

 

     Maratona criativa e tecnológica 

      

      O Desafio foi uma maratona com 73 participantes, selecionados gratuitamente de 17 a 24 de novembro, todos com perfil criativo, de negócios ou técnico, interessados em mobilidade urbana ou empreendedorismo. Após a divisão dos times e uma apresentação de 30 idéias das quais 11 foram selecionadas, eles enfrentaram uma maratona de mais de 50 horas, com o suporte de mentores da equipe da Uber, empreendedores experientes e experts da indústria de todo o País, em busca de um modelo de negócios e de um mínimo produto viável (MVP) utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Canvas e Desenvolvimento de Clientes. As atividades foram realizadas no auditório da Fundação Getúlio Vargas EMPZ, no Parque Amazônia, mas os competidores também foram às ruas para ouvir a população sobre os problemas de mobilidade enfrentados em Goiânia.   

 

      No domingo, os jurados conheceram as regras para a avaliação das soluções desenvolvidas e depois assistiram às apresentações das equipes. Em seguida foi anunciada a equipe vencedora: a startup "2V: Vai e Volta". Andrey participou ativamente de todas as apresentações, fazendo perguntas e expondo possibilidades e parabenizou os vencedores pelo aplicativo de integração entre passageiros ao sistema de transporte. A equipe vencedora participará de uma sessão de aconselhamento com especialistas para continuar desenvolvendo as idéias encontradas. 


Com informações da assessoria da Presidência

registrado em: