Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa da abertura da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

Presidente da Câmara participa da abertura da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

por Manuela-qi — publicado 21/08/2017 19h10, última modificação 21/08/2017 20h30
O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), participou, na manhã de hoje, da cerimônia de abertura da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que acontecerá de 21 a 26 de agosto na rede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) em vários municípios goianos.Na semana passada, Andrey esteve no Fórum Cível da Comarca de Goiânia, no Park Lozandes, para formalizar uma parceria entre o “Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai ter Psiu!” com a instituição através da Diretoria do Foro da Capital. O presidente selou oficialmente a parceria com a diretora do Foro, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, que deu total apoio à iniciativa. Com a parceria, o 5º Encontro em defesa e Valorização da Mulher fará parte da Semana da Justiça. 
A solenidade de abertura aconteceu às 8 horas, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e contou com a participação da Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e de Execução Penal, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, do presidente do TJ-GO, desembargador Gilberto Marques Filho, além de magistrados, servidores do Tribunal e membros da comunidade. Houveram ainda as palestras da juíza Adriana Maria Queiroz, da comarca de Quirinópolis, que apresentou seu livro “Dez Passos Para Alcançar Seus Sonhos”, e da superintendente executiva da Mulher e da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro, que falou sobre “Violência Doméstica e Formas de Enfrentamento”.
A 8ª Semana é uma realização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e é uma mobilização que faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Semana tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha com julgamentos de ações relativas à violência de gênero, além de despertar, mobilizar e conscientizar a sociedade. Em Goiás foram separados 1,8 mil processos que se enquadram na Lei Maria da Penha para serem analisados durante o evento. A Semana é aberta para toda a comunidade e ofertará serviços de salão de beleza e atendimento jurídico e psicológico para a população. Outras atividades serão oferecidas na Asmego e no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis. No sábado, 26, será realizada a Caminhada pela Paz em Casa, a partir das 8h30, no Parque Flamboyant. No Estado, a mobilização também realizará ações nas cidades de Anicuns, Itapuranga, Aruanã, Rio verde e Luziânia. 
Não Vai Ter Psiu
Já o próximo evento da “Campanha Não Vai Ter Psiu!” será realizada no auditório do Fórum Cível da Capital, no próximo 25 de agostosexta-feira, às 8h30. Dessa vez, o foco do evento será sobre a busca pela igualdade e uma análise sobre os padrões definidos pela sociedade, dentre outros aspectos. 
Durante o evento, a desembargadora Sandra destacou o trabalho realizado pela Câmara Municipal. "Essa campanha muito bem realizada nos diz que nenhum homem vai mandar a mulher calar a boca em casa, e nem na rua, que é tão indecente", observou Sandra. 
A “Não Vai Ter Psiu!” é uma campanha suprapartidária, mensal, aberta para a comunidade, voltada para a Região Metropolitana, idealizada pelo vereador Andrey Azeredo e instituída em 1º de março deste ano. Desde então, quatro encontros já foram realizados, três na Capital e um em Aparecida de Goiânia. A partir do segundo evento foi firmada parceria permanente com o projeto Semeando a Paz (idealizado pelas professoras universitárias Ilma Araújo e Neusa Valadares) e a iniciativa está em franca ascensão, será levada para as universidades e para outras instituições interessadas em cooperar com as causas femininas. 
registrado em: