Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa de audiência pública sobre orçamento da Prefeitura para 2019

Presidente da Câmara participa de audiência pública sobre orçamento da Prefeitura para 2019

por Marcos Teixeira Wanderley publicado 09/04/2018 18h11, última modificação 09/04/2018 18h11

“Dados do IBGE revisados de 2015 apontam que, em termos de PIB, Goiânia é a 15ª cidade dentre os mais de 5 mil municípios brasileiros. Isso mostra a pujança da nossa Capital e da comunidade em gerar riquezas”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (MDB), na manhã de hoje, 9, durante audiência pública realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. O evento teve o objetivo de debater e indicar quais serão as prioridades e as metas da Prefeitura em 2019 para a elaboração do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A audiência, aberta para a comunidade, começou às 9h e reuniu secretários e técnicos da Prefeitura e membros da sociedade organizada. O presidente Andrey fez questão de participar pessoalmente porque, além do tema ser decisivo para nortear a administração da cidade, o projeto para elaboração da LDO será enviado para a Câmara para avaliação e aprovação pelos vereadores. O documento deverá ser encaminhado ao Legislativo Municipal até o próximo dia 15 de abril, prazo limite definido pela Lei Orgânica do Município. Após a aprovação, ele será a base da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento jurídico que detalha os gastos governamentais do ano que vem.

Transparência e participação popular

“Toda administração pública tem que ter transparência e participação popular, daí a importância dessa audiência aberta para a comunidade. Nesse sentido, na Câmara iremos nos aprofundar ainda mais no que a cidade precisa e quais serão os recursos indicados. Acompanharei minuciosamente todo o desenrolar dos debates e deliberações, farei críticas e sugestões. Todos os vereadores vão se dedicar com seriedade e espírito público a essa questão”, afirmou Andrey.

Na audiência foram apresentados dados como os do IBGE, citados por Andrey, e debatidos temas como as diretrizes de elaboração, organização e estrutura e as normas de execução do orçamento municipal. Na prática, essa discussão vai determinar a composição do orçamento municipal, como serão ordenadas as despesas com pessoal, os encargos sociais e as alterações na legislação tributária, dentre outros aspectos, como, por exemplo, intensificar a fiscalização dos recursos que precisam ser repassados à Prefeitura e que geram receitas para a aplicação em serviços básicos para a população.

A LDO, segundo os técnicos de finanças da Prefeitura, faz o balanceamento entre o planejamento de longo prazo e as reais possibilidades de execução dos Programas de Governo no decorrer dos exercícios levando em consideração os cenários político, econômico e social e os riscos fiscais.

Contingenciamentos necessários

Durante a audiência, o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo, pontuou que a situação da Prefeitura ainda não é a ideal, mas que a pasta está trabalhando com seriedade e planejamento para continuar fazendo os contingenciamentos necessários para melhorar o quadro neste ano e em 2019.

Ao ressaltar a pujança da Capital, Andrey destacou que essas riquezas geradas precisam ser revertidas em serviços de qualidade para a população e na criação de oportunidades para todos. “Estou aqui para isso, para conhecer melhor a situação, verificar gargalos e apontar soluções. O Legislativo Municipal está comprometido em fiscalizar e criticar o que for preciso, mas, sobretudo, em ajudar a Prefeitura a beneficiar toda a população e aprimorar a infraestrutura da cidade.”

O presidente fez vários questionamentos aos técnicos da Prefeitura durante a audiência e ouviu dos profissionais da secretaria de Finanças que Goiânia, por estar inserida na Região Metropolitana, tem uma população flutuante que usa serviços públicos do município e que isso precisa estar previsto no orçamento.

 

Texto produzido pela assessoria de imprensa da Presidência

registrado em: