Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara prestigia abertura da 72ª Exposição Agropecuária

Presidente da Câmara prestigia abertura da 72ª Exposição Agropecuária

por Manuela-qi — publicado 19/05/2017 21h21, última modificação 19/05/2017 21h21
Presidente da Câmara prestigia abertura da 72ª Exposição Agropecuária

Foto: Jackson Rodrigues /secom

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo, prestigiou na manhã desta sexta-feira, 19, a abertura oficial da 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, no Parque Pedro Ludovico Teixeira, na Nova Vila. A cerimônia contou com a presença do prefeito Iris Rezende, do Ministro Interino da Agricultura, Eumar Novacki, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes (representando o governador), dentre outros. A exposição é realizada pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) e terminará em 28 de maio.

No último dia 3, dirigentes da SGPA reuniram-se com o presidente e os demais membros da Mesa Diretora da Câmara para convidar os vereadores para a abertura oficial realizada nesta sexta-feira. “Além de ser uma festa importante para a cidade, que movimenta fortemente a economia despertando o interesse desde o pequeno produtor até o agronegócio de larga escala, essa exposição faz parte do calendário tradicional de festividades goianas. Ela atrai famílias que vêm em busca de lazer e de matar a saudade das raízes rurais de nossa gente”, destacou Andrey durante a solenidade.

presidente da SGPA, Tasso Jayme, explicou que nesse ano a festa terá nove dias de duração com o perfil das exposições de 30 anos atrás, resgatando a tradição familiar para agradar a todas as faixas etárias. Haverá shows musicais (inclusive infantis), missa campal, leilões, orientações técnicas dos cursos de veterinária, zootecnia e agronomia, julgamentos de raças e serão expostos e comercializados bovinos, eqüinos, suínos, muares, aves, mini animais domésticos e outros das mais variadas raças. Nessa edição não haverá rodeio para que o Parque receba adequadamente os 700 animais que serão expostos. A SGPA espera receber público de 400 mil pessoas e volume de negócios de até R$ 8 milhões, sendo R$ 1 milhão apenas com bovinos.

Segundo dados da SGPA, o agronegócio detém 29% do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, sendo o Estado o quarto produtor de carne, o primeiro em produção de sorgo e tomate e grande produtor de milho, leite e outros. Dentre as raças bovinas expostas, o destaque é para os zebuínos, como Nelore e Gir, variedades ligadas à história rural goiana. O melhoramento genético para a produção de carne também estará em evidência. Entre os equinos, espera-se grandes expoentes de raças como Mangalarga, Quarto-de-Milha, Apaloosa e outras.

*com informações da assessoria de imprensa da Presidência da Câmara.
registrado em: