Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara prestigia Conferência Internacional sobre Radiologia

Presidente da Câmara prestigia Conferência Internacional sobre Radiologia

por marcos — publicado 26/09/2017 20h45, última modificação 26/09/2017 20h45

     O presidente da Câmara Municipal, o vereador Andrey Azeredo (PMDB), prestigiou, na tarde de hoje, a programação da Conferência Internacional RADIO 2017 “Goiânia 30 anos depois – Compartilhando Experiências”, que está sendo realizada no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. 

      Na ocasião, Andrey Azeredo esteve na plateia da mesa de debates na Sala Águas Quentes intitulada “Desafios da Comunicação com a Sociedade - Comunicação, Processo, Barreiras, Risco e Percepção”, em que foram expostos relatos de gerenciamento de crises na Eletronuclear, na CNEN e em ações da ONU, além da experiência da imprensa vivenciada em Goiânia com a tragédia do Césio 137. A jornalista Rachel Azeredo, a primeira a noticiar este acidente, fez exposição oral sobre a relação estabelecida entre a Imprensa e os técnicos da Comissão Nacional de Energia Elétrica (CNEN) à época do acidente. “O grande desafio para jornalistas e técnicos era tentar traduzir os termos científicos relacionados ao Césio 137 para a população, para não gerar pânico e fazer com que a população compreendesse a informação transmitida na notícia”, ressalta Rachel Azeredo. A mesa foi coordenada pela jornalista e chefe de gabinete da presidência da CNEN, Cássia Helena Pereira Lima.

     No evento, Andrey Azeredo esteve com o presidente da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Paulo Roberto Pertusi, e com o físico Dr. Rex Nazaré, que estava na plateia da mesa. Ele é presidente de honra da Conferência, ex-presidente da Instituição na época do acidente, e foi recentemente homenageado por Andrey na Câmara Municipal, na Sessão Solene “Não Podemos Esquecer: Césio 137, 30 Anos Depois”, realizada no último 13 de setembro

     A conferência reuniu, ainda, especialistas que atuaram e ainda atuam no processo de radioproteção em toda a América Latina. “O acidente radiológico de Goiânia marcou nossa cidade e muitas pessoas que foram direta ou indiretamente envolvidas. Além disso, deixou muitas perguntas sem resposta e sofrimento para as vítimas. Eventos como esse, que se dispõe a analisar e refletir sobre o que houve e a estimular a pesquisa a respeito, são essenciais. A informação, o debate e o conhecimento são armas poderosas para evitar tragédias como essa e ajudar a causa dos acidentados”, afirmou Andrey. 

     A Conferência é promovida pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica e a Comissão Nacional de Energia Nuclear, o Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e várias empresas e profissionais ligados ao setor radiológico e nuclear no Brasil e no mundo.


Com informações da assessoria da presidência

registrado em: