Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / PRESIDENTE DA CÂMARA VAI A ESCOLAS MUNICIPAIS NO ENCERRAMENTO DA CÂMARA ITINERANTE

por lucas-ff — publicado 29/04/2016 18h35, última modificação 23/05/2016 17h48
Durante todo dia de ontem e hoje ocorreu no bairro a oitava edição da Câmara Itinerante, atividade mensal que vem sido promovida desde o ano passado com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população, levando serviços públicos às várias regiões da capital.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), foi a duas escolas municipais no Residencial Itaipu para conhecer os resultados gerados entre uma parceria do Legislativo goianiense com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que ensinam e estimulam crianças a cultivar alimentos em hortas orgânicas nas escolas e residências.

A primeira parada foi no CMEI Consuelo Nasser, onde Anselmo viu crianças de dois a cinco anos aprendendo a plantar uma horta de alface, sob a orientação do instrutor Cláudio Pereira, do Senar. A diretora da instituição, Clarisse Carneiro Nery, disse que esse tipo de educação forma crianças cidadãs desde pequenas e as estimulam desde cedo a ter alimentação mais saudável.

De lá, o presidente foi até a Escola Municipal Residencial Itaipu, onde conversou com uma plateia de crianças de seis a 12 anos. Lá, ele conheceu a horta plantada após o minicurso ministrado durante três dias pelo Senar/Faeg. As crianças plantaram hortaliças como beterraba, cebolinha, cenoura, coentro, couve, pimenta, rúcula e salsa e tomate. A diretora da escola, Maria Cristina Fulini, disse que o programa reforça o programa de reeducação alimentar aplicado com as crianças e que tudo que o que for colhido na horta será servido na merenda.

O engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Cláudio Pereira, disse que a realização do minicurso de hortas orgânicas vêm crescendo com sucesso e que ele já foi aplicado em mais de 30 instituições. “Nós deixamos a semente plantada para que os colaboradores das escolas possam continuar e ampliar os frutos desse projeto”, disse ele. Ele explicou que as crianças recebem cartilhas e aprendem a dimensionar a horta, plantar mudas e sementes, adubar, combater pragas usando extratos naturais, entre outros. “Uma criança aqui que come bem e depois transmite e aplica o conhecimento sobre alimentação saudável para toda a família, ajuda a gerar uma rede de produção de alimentos saudáveis no ambiente urbano”.

O presidente da Câmara destacou a importância do projeto do Senar/Faeg. “Muitas vezes, a criança come uma verdura, mas não tem noção de como isso chega até ela. Por isso a importância da educação para a alimentação orgânica e saudável dentro da escola, para que a criança forme desde cedo essa consciência”, disse. Nas duas escolas, Anselmo distribuiu para as crianças a cartilha Cidadania é Conhecer a Câmara Municipal, de Cacá D'Arcadia, que ensina de forma divertida conceitos básicos sobre o Poder Legislativo goianiense.

CÂMARA ITINERANTE

Anselmo Pereira disse que o balanço dessa edição foi “muito positivo”, com a realização de quase oito mil atendimentos, só ontem, e previsão de terem sido feitos 10 mil hoje. Entre os benefícios trazidos pela Câmara, está a regularização de mais de 10 quadras no bairro, em que os proprietários dos terrenos e lotes vão receber suas escrituras públicas. No Conjunto Baliza, que também está na região sudoeste, quase 500 imóveis vão receber as escrituras públicas. O presidente disse também que a Câmara está empenhada em efetivar a construção de uma delegacia e de um colégio de ensino médio, que já tem um terreno reservado, no Residencial Itaipu.

(Guilherme Machado)

registrado em: