Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto condiciona aumento da tarifa do transporte coletivo a melhorias no serviço

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 21/03/2019 12h35, última modificação 21/03/2019 15h09

Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão de hoje (21), em segunda e última votação, o projeto de lei (192/2018), de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B), que proíbe aumento nas tarifas do transporte coletivo de Goiânia se não houver melhoria no serviço de atendimento ao passageiro. O projeto irá agora para a sanção ou veto do prefeito Iris Rezende, MDB.

Mas Tatiana disse que vários vereadores querem se reunir como Prefeito para discutir com ele sobre a sanção e não veto à matéria. "Trata-se de uma luta desta Casa em prol daqueles que utilizam o transporte coletivo da capital, que é péssimo. Chega desse abuso",, frisou a vereadora do PC do B. Ela acrescentou ainda que os contratos de concessão do serviço de transporte coletivo foram firmados entre a Prefeitura e as empresas em 2008.

CONDIÇÕES

"Nesses contratos", enumerou ela, "foi estabelecida uma série de responsabilidades às concessionárias, entre as quais prestação de serviço adequado, regularidade no atendimento, segurança, modicidade das tarifas. Porém, tais condições não vêm sendo cumpridas pelas empresas. Estão aí a superlotação, insegurança, irregularidades nas linhas, falta de ar-condicionado".

O projeto centralizou os debates em plenário, com dezenas de vereadores ocupando a tribuna para falar sobre o assunto. O presidente da Câmara, CGM Romário Policarpo, Pros, afirmou que "estamos unidos nessa luta contra esse reajuste.Este Poder vai agir até a última instância para barrar esse aumento". Outros vereadores criticaram o serviço prestado pelas empresas, destacando a má qualidade do serviço, superlotação dos veículos, insegurança nas plataformas, irregularidades nas linhas.

Felisberto Tavares, PR, chegou a comparar as empresas "como uma máfia existente no transporte coletivo. Hoje, a Câmara assumiu uma postura de grandeza e respeito ao cidadão trabalhador que usa esse transporte". A vereadora Cristina Lopes, PSDB, reclamou da falta de investimento do poder público no setor, "bem como a falta de fiscalização nas empresas. O caos é continuado".

Também manifestaram contrariedades com o transporte público de Goiânia os vereadores Paulo Magalhães, PSD, Zander Fábio, Patriotas, Sargento Novandir, Podemos.