Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de cursos a profissionais da saúde para identificar crimes contra a mulher é aprovado

Projeto de cursos a profissionais da saúde para identificar crimes contra a mulher é aprovado

por Guilherme Machado publicado 29/05/2018 14h40, última modificação 29/05/2018 14h40

Foi aprovado nesta manhã o projeto de lei da vereadora Cristina Lopes (PSDB) que autoriza a Prefeitura a criar cursos de capacitação para agentes das unidades de saúde e do Programa Saúde da Família com o objetivo de auxiliar esses profissionais na identificação de crimes de gênero contra a mulher. 

A medida vai permitir identificar e tratar os pacientes que apresentem sintomas relacionados ao abuso e à agressão, possibilitando, dessa forma, um atendimento humanizado e evitando que se baseie meramente em procedimentos médicos e abordagens medicamentosas. Ao identificar o sinal de crime, o profissional de saúde dever comunicar imediatamente à polícia. 

“A cada dois minutos uma mulher é espancada no Brasil”, disse Cristina Lopes. “Compete ao poder público oferecer à população o adequado atendimento para casos de violência doméstica em todos os seus campos. Sabemos que as unidades de saúde que prestam o primeiro atendimento em casos de violência sexual e física alertam sobre a dificuldade dos profissionais de saúde em lidar com sofrimento das usuárias”. 

“Buscamos facilitar a denúncia e investigação do crime, muitas vezes possibilitando à autoridade policial realizar a prisão em flagrante delito. O preparo da equipe médica é fundamental para se garantir a efetiva punição”, acrescentou.